Oftalmologia: Cuidar para ver mais e melhor!

Oftalmologia: Cuidar para ver mais e melhor!

Já ouvir falar que os olhos são a janela da alma? Já parou para pensar na importância deste órgão?

Ele é responsável pelo sentido da visão. Mas sua função vai muito além do que captar e transmitir imagens .

O olho é um órgão fotorreceptor e um conversor de energia luminosa em energia elétrica, ou impulsos nervosos, além de ser um eficiente transportador destes impulsos para o cérebro. Ele é capaz de nos fazer sentir , despertar emoções.

A saúde dos olhos está diretamente relacionada à saúde emocional.

Percebeu a importância de cuidar da sua saúde ocular?

A doutora Sarah Davi, médica Oftalmologista, nos Fala da importância de cuidar os olhos.

“A visão é um dos nossos sentidos mais importantes! Ela desempenha um papel essencial na compreensão e assimilação de tudo que está à nossa volta. E através do meu trabalho, cuidar de olhos, é possível trazer e recuperar qualidade de vida para as pessoas no dia a dia. No início da pandemia houve uma redução dos atendimentos oftalmológicos eletivos, mas mantendo os atendimentos de urgência. Isso, infelizmente, contribuiu para que muitos pacientes que necessitavam de acompanhamento frequente por doenças oculares específicas, como glaucoma e retinopatia diabética evoluíssem com descompensação da doença. Hoje, com uma grande parte da população vacinada os atendimentos retornaram a normalidade com todos os cuidados necessários. ” Explica.

É importante cuidar da saúde como um todo. Algumas situações e doenças podem prejudicar a saúde dos olhos, como A COVID 19.

“A manifestação mais frequente da infecção por COVID-19 é a conjuntivite, que pode anteceder os demais sintomas da doença. Além disso, alguns estudos recentes têm evidenciado a ocorrência de lesões vasculares retinianas. O principal cuidado que podemos ter com a nossa saúde ocular é o exame oftalmológico de rotina. Assim conseguimos prevenir diversas desordens oculares. Outros cuidados que podemos adotar no nosso dia a dia é evitar a manipular ou coçar os olhos e para mulheres retirar a maquiagem antes de dormir.” Conta .

Além disso, manter as consultassem dia é essencial. Para adultos o ideal é realizar consultas anualmente, mesmo aqueles que não utilizam óculos.

“Para crianças, a Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria preconiza realizar ao nascimento o Teste do Olhinho. Uma nova avaliação oftalmológica deve ser feita entre 6 – 12 meses. Entre 3-5 anos retornar para um exame oftalmológico completo. E após os 5 anos manter acompanhamento anual. A consulta oftalmológica vai além da prescrição de grau, através dela conseguimos prevenir e tratar inúmeras doenças oculares que em muitos casos podem ter manifestação silenciosa.” Explica.

“Meu maior objetivo com a minha profissão é trazer qualidade de vida para as pessoas. Ter uma boa visão é fundamental para realizarmos nossas atividades diárias e com meu trabalho tenho o grande prazer de cuidar, tratar e preservar a nossa visão! Minha missão é contribuir ao máximo para que a cada dia menos pessoas sofram com cegueira por causas evitáveis. ” Comenta.

“Durante a faculdade de medicina me encantei pela área cirúrgica, mas tinha também uma paixão pela clínica! Após um estágio em Oftalmologia descobri que era possível juntar meus dois interesses em uma única especialidade e foi nesse momento que descobri o que eu queria fazer pelo resto da vida! Realizei a residência em oftalmologia no Hospital de Olhos Leiria de Andrade, uma das maiores referências no nordeste brasileiro. Foram três anos de muito aprendizado! Retornei para BH para realizar um fellowship em glaucoma clínico e cirúrgico na Fundação Hilton Rocha. Ao voltar para Sete Lagoas percebi que faltava na cidade atendimento oftalmológico especializado em crianças e estrabismo e decidi realizar uma nova especialização nesta área na Santa Casa de Belo Horizonte. Hoje consigo fornecer para os meus pacientes adultos e pediátricos um atendimento especializado com qualidade e sempre muito carinho! “ Dra. Sarah P. David Maia

As consultas oftalmológicas estão em dia ? Agende um horário!

Sarah P. David Maia

Médica Oftalmologista

Oftalmologista clínica, cirúrgica e pediátrica com especialização em glaucoma e estrabismo. 

CONTATO SETE LAGOAS: (31) 31524300

LOCAIS DE ATENDIMENTO:

Consultório Oftalmológico em Sete Lagoas na clínica Igencad ( prédio da Diagmed). 

Em Belo Horizonte atuo na Santa Casa BH e no Hospital Oftalmológico Oculare. 

INSTAGRAM: @sarahdavidoftalmo

Sobre o autor

COMENTÁRIOS