Comemoração á Semana Mundial do Meio Ambiente

Integrando os trabalhos em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, foi realizada, na manhã desta terça-feira (07), uma visita dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Marilza Fleury Costa Figueiredo ao Aterro Sanitário de Sete Lagoas. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, teve o objetivo de conscientizar sobre a importância do destino correto de resíduos sólidos e mostrar aos jovens como é feito este trabalho no município.

Desde o ano de 2011, o município opera com Aterro Sanitário. Antes disso, os resíduos eram destinados a um aterro controlado e ficavam a céu aberto. Com esta mudança, o lixo passou a ter uma melhor destinação dentro do local, através dos processos de impermeabilização, captação e tratamento do chorume que asseguram a integridade do solo e das águas subterrâneas. Além disso, o local conta com a queima de gases tóxicos e cobertura diária de resíduos.

Com o credenciamento do Aterro Sanitário, Sete Lagoas passou a receber o ICMS Ecológico, que permite maior investimento dentro do setor de Meio Ambiente.  A estrutura onde o aterro funciona conta ainda com guarita para identificação, um prédio administrativo e espaço para despejo de pneus e materiais recicláveis.

Semana do Meio Ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 30 de maio e 55 de junho. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, através do decreto nº 86.028 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.

A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção sobre a ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando aos indivíduos a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS