Sete Lagoas tem os menores índices de Covid-19 entre cidades do mesmo porte

Sete Lagoas tem os menores índices de Covid-19 entre cidades do mesmo porte

Um levantamento realizado pela Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas identificou que, entre cidades mineiras com população semelhante, o município apresenta os menores números de notificações, casos positivos, óbitos e internações. Foram analisados os municípios de Governador Valadares (aproximadamente 280 mil habitantes), Ipatinga (mais de 263 mil habitantes), Sete Lagoas (cerca de 240 mil habitantes), Divinópolis (quase 239 mil habitantes) e Santa Luzia (Cerca de 220 mil habitantes). Outras cidades mineiras possuem entre menos de 200 mil e mais de 300 mil munícipes.

Em relação ao número de casos confirmados, são 203 em Valadares, 295 em Ipatinga, 33 em Sete Lagoas, 190 em Divinópolis e 48 em Santa Luzia. O número de mortes confirmadas em cada cidade foi de 14 em Valadares, quatro em Ipatinga, um de Sete Lagoas (ocorrido em Tocantins), dois de Divinópolis e um de Santa Luzia, sendo que a cidade investiga mais um óbito suspeito.

Quanto às notificados, são 2.161 em Valadares, 2.019 em Ipatinga, 1.634 em Sete Lagoas, 2.116 em Divinópolis. Santa Luzia não informa este dado em seus boletins. Já o número de pacientes internados são 13 em Valadares, 15 em Ipatinga, três em Sete Lagoas e 20 em Divinópolis. Não há informações sobre esse número em Santa Luzia. Os dados foram obtidos nesta terça-feira, 2, por meio de pesquisa nos canais oficiais de comunicação de cada uma das cidades citadas. “Isso mostra que Sete Lagoas é o município do interior mais bem preparado para atender aos casos de Covid-19. Temos todos os 58 ESFs do município com equipe completa, cinco ESFs que funcionaram até 22h, um laboratório com capacidade para 200 testes por dia, equipes de Saúde treinadas e todos os hospitais com leitos de UTI para atender a população”, afirma o prefeito Duílio de Castro.

Números
O boletim epidemiológico desta terça-feira apresenta uma alta de 1,9% nas notificações, que agora chegam a 1.634, das quais 84 pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal inespecífica seguem sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, outras 972 que já não apresentam mais sintomas foram liberadas do acompanhamento.

O número de casos positivos, com os primeiros resultados liberados pelo laboratório montado pela Prefeitura e pela Avante Social no Unifemm, chegou a 33. Esses novos casos confirmados são de três homens, de 35, 41 e 67 anos, e todos apresentaram sintomas leves, seguindo em isolamento domiciliar. Sete Lagoas segue com um óbito (ocorrido no Tocantins), oito pacientes em isolamento domiciliar e 24 recuperados. Os casos que tiveram resultado negativo na cidade já chegam a 545.

Três pacientes estão internados na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave: dois positivos (um de Capim Branco e um de Pompéu) e um paciente, também de Capim Branco, aguardando resultado de exame. Nenhum paciente de Sete Lagoas que já foi internado com Síndrome Respiratória Aguda Grave testou positivo para Covid-19.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS