MULHER DO ANO 2024: SHIRLEY DA ROCHA

MULHER DO ANO 2024: SHIRLEY DA  ROCHA

Shirley da Rocha  é Colunista da Fanzini / Metropoli na coluna ” O SEU DIREITO” . Onde contribui para transmitir informações confiáveis e tirar as dúvidas dos leitores sobre o tema . Advogada, Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (Regime Geral) há 15 anos. Proprietária e fundadora do escritório Rocha Advocacia . Pós graduada em Direito previdenciário e Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. 

A profissional conta que ama ler e estudar, e que empreender se tornou um propósito pessoal, ao aliar seus propósitos de vida e carreira. Quando percebeu que sua prática profissional deveria ser pautada sempre pelos valores de justiça, inclusão e dignidade.

“O escritório Rocha advocacia, com 15 anos de trajetória, não é apenas um local de trabalho, mas um espaço onde lutas são travadas e vencidas em nome da justiça social. Aqui, cada caso é uma história de vida que merece ser ouvida e defendida com toda a dedicação e empatia.” Explica.

“O empreendedorismo para mim transcende a mera criação de um negócio, ele se manifestou como um impulso inovador para transformar a prática do direito em uma ferramenta mais eficaz e humana na luta pelos direitos dos mais vulneráveis. Quando percebi e reconheci o impacto profundo que um benefício previdenciário concedido poderia ter na vida de alguém, restaurando a dignidade de pessoas frequentemente esquecidas pela sociedade. Da mesma forma, testemunhar como o reconhecimento de um vínculo de emprego pode promover a inclusão social de maneira tangível me fez perceber o poder da advocacia não apenas como profissão, mas como veículo de mudança social. Foi a partir dessa percepção que abracei o empreendedorismo jurídico, com o objetivo de inovar na prestação de serviços legais. Isso significava adotar novas abordagens, tecnologias e metodologias de trabalho que nos permitissem não apenas alcançar resultados jurídicos eficientes, mas também garantir que cada cliente se sentisse valorizado, entendido e respeitado. O empreendedorismo se tornou uma realidade para mim no instante em que decidi que minha prática jurídica deveria ser um reflexo dos valores de justiça, inclusão e dignidade, empregando a inovação não só para melhorar os processos internos do escritório, mas também para desafiar e expandir as fronteiras do que é considerado possível no direito trabalhista e previdenciário.”

Conheça mais desta profissional na entrevista abaixo:

Como o seu trabalho impacta a vida do seu cliente no dia –a – dia? “O impacto do nosso trabalho no dia a dia dos clientes é visível não apenas nos resultados que alcançamos, mas principalmente no acolhimento humanizado que oferecemos desde o primeiro contato

Em cada olhar de alívio e gratidão dos que deixam nosso escritório, percebo a diferença que fazemos. Através de um atendimento empático e personalizado, garantimos que cada pessoa se sinta ouvida, compreendida e, acima de tudo, respeitada em sua individualidade.

Nosso compromisso vai além de meramente lutar pelos direitos; ele abraça a missão de mudar vidas, oferecendo não apenas soluções jurídicas, mas também suporte emocional e moral em momentos críticos. Seja na garantia de um benefício previdenciário, na reivindicação de justiça no ambiente de trabalho, ou em qualquer outra demanda, o nosso objetivo é assegurar que todos que nos procuram saiam não apenas com suas questões legais resolvidas, mas também se sintam acolhidos e fortalecidos para enfrentar seus desafios. Este é o verdadeiro significado de impactar vidas: oferecer um porto seguro onde os direitos são defendidos e as pessoas são valorizadas.”

Ser  uma profissional de sucesso é …

“Ser é medido pela quantidade de vidas que conseguimos tocar e transformar para melhor. É saber que, no final do dia, nossa luta faz a diferença na sociedade e na vida de alguém.”

O que você considera a maior (ou grande) conquista da sua vida e/ou carreira até hoje? “A maior conquista da minha vida e carreira, sem dúvida, é ter construído um escritório que é visto como uma referência na busca dos direitos sociais para aqueles que buscam justiça. Este escritório representa um sonho realizado de criar um ambiente onde a justiça social não é apenas um ideal, mas uma prática diária. Cada indivíduo que passa por nossas portas e encontra solução para suas lutas representa uma vitória imensurável, uma confirmação de que estamos no caminho certo.

Mais do que números ou casos bem-sucedidos, nossa maior conquista é o impacto tangível que temos na vida das pessoas – restaurar a dignidade, promover a igualdade e efetivar os direitos sociais de quem mais precisa. Nossa abordagem humana, atenta e comprometida em cada caso, transforma vidas, e é nisso que medimos nosso verdadeiro sucesso. Ver nosso escritório como uma referência na luta por um mundo mais justo é a realização de um propósito maior, evidenciando que a advocacia, quando exercida com paixão e empatia, é uma poderosa ferramenta de mudança social. Cada cliente que conseguimos ajudar é uma vitória pessoal.”

Cite um profissional de sucesso que inspira e por que. “Admiro profundamente o Dr. Marcos Britto, atual Presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário de Minas Gerais, pela sua capacidade de enfrentar adversidades com força e compaixão, nunca perdendo de vista a humanidade de cada caso. Além de ser extremamente sensível e dedicado, ele é visionário, antevendo soluções inovadoras para desafios complexos. Seu compromisso ético e abordagem humanizada são inspiradores, desempenhando um papel importante e inovador na defesa dos direitos dos colegas perante a Justiça Federal e o INSS. Sua liderança na comissão não apenas reflete seu profundo conhecimento jurídico, mas também sua habilidade de inspirar mudanças positivas, garantindo que os direitos previdenciários sejam acessíveis e justamente aplicados.”

Um ensinamento ou lema que leva para a vida. Empatia é a chave da justiça. Nosso trabalho vai além das leis; é sobre entender e compartilhar os sentimentos e as lutas de cada pessoa que nos procura.”

Uma dica para os profissionais que estão entrando no mercado: “Uma dica essencial para os profissionais que estão adentrando o mercado é cultivar uma profunda humildade e rigorosa ética em cada passo de sua jornada. Ao tratar cada caso, faça-o com o máximo de atenção e cuidado, sempre se colocando no lugar do seu cliente. Lembre-se de que a advocacia transcende a prática jurídica; ela é uma vocação humana que exige compaixão, empatia e um compromisso inabalável com a justiça. Agir com ética e humildade não apenas define a qualidade do seu trabalho, mas também o caráter e a integridade que você traz para a profissão. Esses valores são o alicerce sobre o qual sua carreira será construída e serão a chave para não apenas alcançar sucesso profissional, mas também para promover uma mudança significativa na vida daqueles que procuram sua ajuda. A advocacia é uma jornada de constante aprendizado e serviço, onde o maior triunfo é saber que sua atuação fez a diferença de forma justa e humana.”

Um fato pouco conhecido sobre você : “Além da minha paixão pela justiça e pelo direito, o que muitos não sabem é que sou uma ávida leitora, uma entusiasta do ciclismo e tenho um profundo amor por ouvir as histórias das pessoas. A leitura me permite explorar novos mundos e perspectivas, enriquecendo minha compreensão da condição humana e da sociedade. Andar de bike me dá uma sensação de liberdade e me conecta com o ambiente ao meu redor de uma forma muito pessoal, oferecendo momentos de reflexão e tranquilidade. Mas, acima de tudo, ouvir as pessoas é o que realmente alimenta minha alma; cada história compartilhada é uma janela para a vida de outra pessoa, proporcionando insights valiosos que aplico tanto na minha prática profissional quanto na vida pessoal. Essas paixões me moldam e me inspiram a ser uma advogada melhor e mais empática, lembrando-me sempre de que há múltiplas facetas na busca pela justiça.

Um aspecto pouco conhecido sobre mim, mas que é a espinha dorsal da minha determinação e ética profissional, é a inspiração que tiro da minha mãe. Uma mulher extraordinariamente aguerrida e lutadora, ela criou quatro filhos sozinha, imbuída de uma força inabalável, ética e princípios sólidos. Sua resiliência e capacidade de enfrentar desafios com coragem e integridade moldaram não apenas quem sou como pessoa, mas também definiram meu caminho e abordagem na advocacia. Ela é o verdadeiro exemplo de que, com determinação e valores, é possível superar adversidades e fazer a diferença no mundo.”

Quais as suas expectativas profissionais para o futuro? “Minhas expectativas profissionais abrangem não apenas o contínuo crescimento pessoal e profissional, mas também a expansão estratégica do nosso escritório para se tornar uma referência completa em advocacia, cobrindo todas as áreas do direito. Pretendo construir um escritório que não só continue a defender a justiça social com paixão e dedicação, mas que também inove através da adoção de soluções digitais. O objetivo é tornar nossos serviços mais acessíveis e eficientes, garantindo que possamos alcançar uma quantidade maior de pessoas. Almejo que nossa prática seja um modelo de eficiência e abrangência, onde a tecnologia e a advocacia se entrelacem para proporcionar atendimento excepcional em qualquer esfera jurídica, mantendo sempre os valores de ética e humanidade que nos definem.”

Dica da profissional para os clientes. “Nunca subestime o valor do seu caso. Por mais pequeno que pareça, você tem direitos e merece ser ouvido. Estamos aqui para garantir que sua voz seja amplificada.”

Deixe uma mensagem para nossos leitores. “A justiça, em sua essência, não é apenas uma questão de aplicar leis, mas um compromisso profundo com a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo, refletindo a convicção de que, através do direito, podemos construir uma sociedade mais equitativa e humana.”

“Agradeço a oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e dos meus valores. Espero que inspire outros a juntarem-se a nós nesta jornada por um mundo mais justo.” Shirley da Rocha

Atendimento: Rua Luiz Privat, 29 A, Centro em Sete Lagoas

Instagram

@shirley.sr

@rochaadvocaciaa

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS