Qualidade de vida na terceira idade

Qualidade de vida na terceira idade

Diferente do que muitos pensam,  é possível ter muita qualidade de vida na terceira idade.A pessoa idosa, muitas vezes inspira cuidados especiais que não podem ser negligenciados pela família . Desde a adaptação da casa, a escolha correta dos calçados, até a prática da fisioterapia geriátrica.

Na matéria exclusiva de hoje, a Dra Tatiane Alves Silva, dá dicas importantes sobre o assunto. A profissional é Preceptora da Faculdade UNA Sete Lagoas em Saúde pessoa Idosa e Atendimentos Domiciliares em Idosos. Graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Especialista em Geriátria e Gerontologia na UFMG  .
Confira abaixo:


 Quando a fisioterapia geriátrica é indicada?
A fisioterapia geriátrica é indicada para pessoas com mais de 65 anos, compreendendo os movimentos, funcionalidades e necessidades dos corpos pertencentes à terceira idade.
 A importância da fisioterapia gerontológica nos dias atuais, é de conservar a função motora e cognitiva do idoso e ao mesmo tempo propiciando um retardamento das instalações das incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, ou reabilitando funcionalmente o idoso para as atividades de vida diária

 Calçados para diabéticos, saiba como escolher :

Escolher os sapatos para idosos é tarefa que deve ser levada a sério, assim como qualquer outra atividade que se relacione ao bem-estar das pessoas com mais de 65 anos .  A pessoa que apresenta o pé diabético sofre com a diminuição da sensibilidade para dor e temperatura, por exemplo. Então, caso haja uma lesão, há risco de a pessoa com diabetes não perceber e essa ferida evoluir, infeccionar e até causar uma amputação.
*Experimente os sapatos para diabéticos no final do dia devido os inchaços corporais se manifestam de forma mais intensa no final do dia;
*Prefira modelos com largura igual ao pé;
*Priorize calçados que possam ser regulados;
*Escolha modelos com pouca ou nenhuma costura interna.

Vantagens e benefícios da  fisioterapia domiciliar
A principal vantagem é o local de atendimento. Por ser realizado na residência do paciente, não há necessidade de locomoção, principalmente aos idosos devido muitas vezes serem dependentes em alguém para levar e buscar, sendo realizado todo atendimento fisioterapêutico no conforto do seu lar no horário marcado. Além disso, diante do cenário que passamos com a transição planetária com a pandemia, o atendimento se torna com menos risco de infecções e outras doenças. A Avaliação é realizada individualmente, com testes e escalas específicas de acordo com o problema de saúde.

Dicas  para adaptar a casa e evitar a queda em idosos
As quedas de idosos são um dos eventos mais comuns neste estágio da vida. A fragilidade natural da velhice, ou mesmo a presença ainda não constatada de doenças ou outros sintomas, acaba criando situações para que esse evento ocorra com maior facilidade. Segundo estimativas, um a cada três idosos com mais de 65 anos já sofreu uma queda. Entre as pessoas com mais de 80 anos, 40% sofrem ao menos uma queda por ano. De maneira geral, alguns cuidados simples nos ambientes em que o idoso costuma circular podem fazer uma grande diferença e evitar acidentes. Confira alguns exemplos!
* Investir em uma boa iluminação;
* Substituir degraus por rampas ou, então, instalar faixas
antiderrapantes nos degraus e sinalizá-los com cores chamativas;
* Evitar o uso de ceras que deixem o piso escorregadio;
* Instalar interruptores de luz na entrada dos ambientes;
* Instalar barras de apoio em locais de difícil acesso, como escadas e
rampas;
* Ter uma luz de cabeceira perto da cama;
* Usar tapete antiderrapante na saída do box;

* Instalar barras de apoio nas paredes, especialmente do box.

Quer saber mais e conhecer o trabalho da Dra Tatiane?

Acesse o instagram: @tatianesilva_fisio

Dra. Tatiane Alves Silva Graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Especialista em Geriátria e Gerontologia na UFMG  
Preceptora da Faculdade UNA Sete Lagoas em Saúde pessoa
Idosa e Atendimentos Domiciliares em Idosos.
Foto: Leo Drummond


Sobre o autor

COMENTÁRIOS