Inteligência Emocional e Carreira

Inteligência Emocional e Carreira

A inteligência emocional tem sido muito discutida atualmente. Tanto na carreira quanto na vida profissional, ajuda a ampliar os horizontes. Facilitar o gerenciamento de conflitos e dosar a reação do indivíduo, evitando que o problema seja inflamado, são alguns benefícios que impactam positivamente na satisfação e na produtividade dos colaboradores. A psicóloga e coach Adriana Amaral reforça a importância do tema com dicas de como aplicar na vida pessoal e profissional.

Inteligência Emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos, usar a emoção certa para se conectar consigo e com o próximo, e assim, tirar o melhor de ambos, beneficiando a si próprio e coletivamente. Seu uso maximiza o desempenho e o relacionamento no ambiente de trabalho, permitindo influenciar positivamente o comportamento dos integrantes da equipe na busca de objetivos organizacionais.

Na prática, uma forma primordial de se desenvolver a inteligência emocional é promover o autoconhecimento. Muitas vezes as pessoas não têm consciência de um determinado padrão de comportamento ou não aceitam um feedback sobre sua forma de agir. Possibilitar essa autoconsciência é o primeiro passo, como bem define Goleman. Assim, é provável que a pessoa adquira controle sobre o seu comportamento e também compreenda as formas de se motivar. Consequentemente, o processo de autoconhecimento facilita a compreensão do que o outro valoriza e sente.

Ajuda na compreensão do que acontece em nosso íntimo e com aqueles que estão ao nosso redor, levando-nos, a saber como reagir perante as mais diversas ocasiões.

Adriana Amaral é Psicóloga, Coach Master em PNL, Diretora da Clial Consultoria em RH, Palestrante, Analista do Cis Assesment, Especialista em Carreira. Conheça mais acessando o perfil @adrianaamaralcoach

Adriana Amaral – Foto por Helenilton Pinheiro.

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