Tudo mundo merece buscar sua melhor versão

Tudo mundo merece buscar sua melhor versão

Os meios de comunicação atuais, principalmente as redes sociais, proporcionam uma exposição exacerbada da vida, do corpo, dos hábitos e cuidados em gerais. Vive-se uma “vida paralela” por detrás das telas, onde é possível escolher o melhor filtro. filtra-se quase tudo, o melhor ângulo, a melhor fala, o melhor look, e porque não a melhor VIDA. As redes sociais e os vários aplicativos de edição sugerem que é possível, passar ao outro uma imagem ditada e ou editada como perfeita, aquele que do outro lado assiste tem seus instintos aguçados, para alcançar aquilo que acredita ser a imagem ideal, ou a vida ideal, é capaz de passar por todo ou qualquer tipo de processo seja ele estético, cirúrgico ou de outra ordem. Qualquer sacrifício aqui é válido, seja ele a busca por cirurgias invasivas como a lipoaspiração, lipoescultura, lipo lad entre outras, além disto, pequenos procedimentos como botox, harmonizações e preenchimentos.


Essas vidas constantemente expostas, desperta o desejo do sujeito de igualar-se, ou pelo menos se aproximar daquilo que ele considera como ideal. Entretanto esquecem de avisar que um story tem no máximo 60 segundos, e um dia 24 horas, esta vida, vista como ideal, algumas vezes não é real. A busca pela satisfação do desejo de ter esta vida e imagem sugerida pelos chamados influencers, aquece o mercado estético e da moda, que oferta cada vez mais padrões e produtos. A vida por detrás das telas, e a ajuda dos algoritmos impulsiona o consumo, estabelece uma relação ilusória entre o viver bem e o poder do consumo, sugerindo que aquele que se encaixa nos padrões de consumo vive melhor ou mais feliz, por outro lado, a compreensão subjetiva de determinadas pessoas, é de que aquele que não detém esse poder de consumo, seja de procedimentos, consultorias, marcas, pílulas e afins, é excluído e ou quem sabe infeliz. Cabe aqui questionar, então o trabalho dos profissionais que vendem estes serviços é um desserviço? A resposta é NÃO.

A ideia aqui não é criticar ou difamar o uso de procedimentos, cirurgias, consultorias, que trabalhem a imagem, estilos, finanças, etc, longe disso. A razão é alertar até onde o sujeito, está preparado para consumir este tipo de serviço. Vivemos na Era da busca pela melhor versão, e a mesma, não é somente sobre o corpo, é sobre roupa, rotina, finanças, para tudo tem um consultor. Antes de tudo é importante analisar esta busca. Essa tal melhor versão é sobre SER melhor ou PARECER melhor? Parecer melhor deixa escapar o SER, quando você PARECE, ou APARECE você se parece ou aparece com/para alguém, quando você busca SER, VOCÊ É, por sua identidade, condição ou singularidade.


E então não devemos ir atrás dessa tal melhor versão?


Claro que sim! Mas antes de qualquer consultoria externa que tal começa-la por dentro?


No processo psicoterapêutico, o profissional busca junto ao sujeito a ressignificação da sua existência, se apoiando no SER e deixando escapar o PARECER, em uma tentativa de resgatar a autenticidade. É necessário que sujeito retome a sua subjetividade, reconquiste seus valores e sua autonomia, e não viva apenas como uma marionete à mercê dos stores, almejando uma vida e uma HISTÓRIA que não é dele. Os veículos de informação são significantes por atingir boa parte da massa, as redes sociais e até mesmo a televisão, podem ser utilizadas não apenas como janela para espiar o que acontece na vida alheia, mas como uma forma de levar o conhecimento, sobre questões importantes como a autoestima, depressão, ansiedade, dentre tantas outras possibilidades.


É válido ressaltar aqui, sobre o consumo deste material, de forma consciente, e sempre a favor do sujeito, na tentativa de buscar conhecimento e informação. As mídias principalmente as redes sociais, podem auxiliar no processo e na tentativa de empoderar-se, mas não permita que ela se apodere de ti. Antes de qualquer story, escolha a sua história, e a psicoterapia será o “perfil” o mais indicado para tal feito.
Tudo mundo merece buscar a sua melhor versão e ela vem de dentro.

Contatos para Atendimento: (31)3775-0205 / (31)987270205:

O Espaço Evoluir é um espaço multidisciplinar que conta com profissionais nas áreas de fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e mediação/reforço escolar. 

Facebook  Espaço Evoluir
Instagram: @espacoevoluir7l

Endereço: Rua Margarida Cortona, 07 Canaan

Sobre o autor

COMENTÁRIOS