Vestibulares seriados fazem sucesso entre os estudantes mineiros

Vestibulares seriados fazem sucesso entre os estudantes mineiros

Atualmente os jovens estudantes possuem diversas dúvidas em formas de como conquistar uma vaga no ensino superior. Além do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) os estudantes encontraram outras maneiras de ingressar em universidades públicas ou privadas no estado de Minas Gerais e em todo o país.

O QUE É O VESTIBULAR SERIADO ?

  O Processo Seletivo Seriado (PSS) ou Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), é um método de seleção que se difere do vestibular instituído pela maioria das universidades, principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Devido a essa diferença ainda é pouco aplicado pelas maiores universidades do Brasil. Apesar disso, em Minas Gerais, muitas universidades de grande importância como a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a UNIMONTES (Universidade Estadual de Unimontes) aplicam o vestibular seriado e ingressam milhares de estudantes em suas universidades.

COMO FUNCIONA O VESTIBULAR SERIADO ?

  Nessa metodologia, o estudante ao final de cada ano do Ensino Médio deverá fazer uma prova com a matéria relacionada ao ano em que está estudando. Ao final dos três anos, as notas das provas serão somadas e de acordo com a média do candidato, ele talvez se classificará para um curso de sua exigência.

  A grande diferença do vestibular seriado para os demais é o intervalo de 1 ano entre as provas, dando a oportunidade ao candidato de melhorar sua nota e garantir uma melhor média ao final do processo seletivo. Outro detalhe importante é que o candidato não precisa ter escolhido o curso que deseja ingressar na primeira etapa no processo, onde geralmente acontece na segunda ou terceira etapa dos vestibulares.

  Cada instituição propõe seu método de avaliação, por exemplo, a UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros) avalia o primeiro ano com apenas 60 questões com o valor de 1 ponto e nos anos conseguintes as provas possuem 120 questões com o valor de 2 pontos.

ONDE É POSSIVEL FAZER O VESTIBULAR SERIADO EM MINAS GERAIS ?

  Apesar de algumas universidades terem parado de aplicar o processo seletivo, ainda é possível fazer o seriado nas unidades abaixo. Mais informações nos links:

UFLA (Universidade Federal de Lavras)                 

UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)                                                      

UFV (Universidade Federal de Viçosa)                                                              

UFU (Universidade Federal de Uberlândia)       

UNIMONTES ( Universidade Estatual de Montes Claros)

Categories: Cidades, Destaque, Educação

Sobre o autor

COMENTÁRIOS