Dia do Idoso: Envelhecer com qualidade de vida é possível

Dia do Idoso: Envelhecer com qualidade de vida é possível

Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com saúde, qualidade, liberdade e facilidade, aproveitando melhor a vida depois dos 60 anos.

O processo de envelhecimento  não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo do indivíduo. Dependendo de uma série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde.

A fisioterapia gerontológica é focada no atendimento da pessoa idosa, mas de uma forma mais humanizada, onde o fisioterapeuta pode atuar tanto na prevenção quanto na reabilitação do paciente com o objetivo de promover a independência funcional do idoso para tarefas básicas do dia a dia.

O atendimento de “forma mais humanizada” significa que o fisioterapeuta gerontológico abordará de forma global o idoso, pois além de tratar da patologia do paciente, também irá considerar o seu contexto social e psicológico

Exercícios fazem bem para o corpo e para a alma:

Aumentam a segurança nas tarefas diárias e combatem a depressão. As juntas ficam mais flexíveis. Os músculos mais resistentes. Os ossos, mais rígidos. Ajudam a combater obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta, diminuindo o risco de doenças do coração.

Exercitar a mente também é muito importante:

O cérebro é como os músculos, se não exercitar, ele não se desenvolve. Portanto, aqui vão algumas dicas para exercitar a memória:

– Faça palavras cruzadas, jogos de memória ;
– faça um lista de compras e guarde-a na bolsa. Tente comprar tudo sem consultar a lista e depois compare para ver se faltou alguma coisa;
– Procure não se isolar. A solidão pode levar ao desânimo e a depressão;

Cuidados importantes para evitar quedas:

– Evitar tapetes soltos. Utilizar tapete antiderrapante no banheiro;
– Escadas e corredores devem ter corrimão do dois lados;
– Usar sapatos fechados com solado de borracha, que não escorregam;

Conheça alguns direitos das pessoas idosas:

– Direito a acompanhante em caso de internação ou observação em hospital;
– Direito de exigir medidas de proteção sempre que seus direitos estiverem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade, do Estado, da família, de seu curador ou de entidades de atendimento;
– Desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer

O processo de envelhecimento é inerente a todo ser humano, afinal a cada dia que se passa estamos mais velhos. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Dra. Tatiane Alves Silva

Por Dra. Tatiane Alves Silva

Fisioterapeuta especialista em Geriatria e Gerontologia UFMG

Atendimentos domiciliares em Sete Lagoas

Contato: 31-995862151

Sobre o autor

COMENTÁRIOS