Tratamento de canal em dentes de leite

Tratamento de canal em dentes de leite

Dicas de cuidado e prevenção com a doutora Ângela Melo.

Dentinho de leite é tão fofo, né? Mas infelizmente estão sujeitos aos problemas bucais que podem prejudicar a dentição assim como nos dentes permanentes.

Se realizar um tratamento de canal já causa medo para um adulto, imagine só para uma criança. Muitos papais e mamães ficam espantados ao descobrir que os pequenos também passam por esse tipo de procedimento. Isso pode acontecer na maioria dos casos, por problemas de cáries extensas ou por algum trauma, como as quedas por exemplo.

Em que momento já pode ser feito um canal?

O tratamento de canal é indicado quando a polpa dentária é acometida. “A partir do momento em que o dente nasce e entra em posição, já está sujeito à sofrer ação das bactérias da cárie, que quando não tratadas, podem evoluir para um canal”. Nos casos de acidentes o tratamento pode ser indicado se o dente sofrer um avulsionamento (sair por inteiro do alvéolo) após traumatizar a parte anterior da maxila.
Mas somente um dentista poderá determinar a necessidade de um tratamento de canal. “É preciso sempre realizar um bom exame inicial e levar em conta algumas questões como idade, análise de raio-X, posicionamento do permanente, impossibilidade de reconstrução, se há reabsorção interna ou externa , entre outros que poderão contraindicar esse procedimento”.

Como é feito o tratamento?

“O acesso aos condutos e a limpeza do sistema de canais radiculares é bem semelhante do procedimento feito em adultos. O que difere é a instrumentação e finalização, pois é preciso levar em conta que o dente permanente irá induzir a reabsorção daquela raiz”. “Se o caso for de pulpite, uma inflamação da polpa (que é a parte viva do dente),sera necessário anestesia local. Se for um caso de necrose, onde há a “morte” dessa polpa, a criança não precisa receber anestesia”.

O dente de leite vai cair mesmo assim?

Mesmo após tratado e salvo, o dente de leite vai cair inevitavelmente e isso não significa que o permanente nascerá com alguma imperfeição. “Se o tratamento for bem realizado, respeitando o limite de atuação, posição do permanente, eliminando focos de infecção, o permanente não apresentará sequela alguma”. Para isso, é importante realizar o procedimento com um profissional qualificado e de confiança.

Os principais cuidados depois do tratamento

“Assim como o permanente, o dente fica mais fragilizado, normalmente perde-se boa parte da estrutura. É importante buscar uma restauração adequada para devolver à esse pequenino paciente função e estética, mantendo o dente decíduo em posição até que o permanente caia de forma natural, ocupando aquele lugar”.

Dente de leite( decíduo) com abcesso.

Papais, fiquem de olho na prevenção!

Como tudo na vida, a prevenção é a melhor forma de evitar qualquer tratamento cirúrgico. Além de amenizar a ingestão de açúcar, a odontopediatra indica cuidados simples para o dia a dia. “Acompanhar de perto a escovação da criançada, auxiliando os pequenos, utilizar pastas com flúor nas crianças maiores de 06 anos e evitar quem elas façam consumo exagerado de doces e balas no dia a dia”, mais claro são crianças e a maioria gosta, o certo então é sempre orientar a escovação após o consumo consciente dessas guloseimas.

Transforme a higiene em algo bacana

O ideal é utilizar uma escova de dentes feita exclusivamente para o seu filho. As escovas infantis possuem indicações de idade e você confere qual se encaixa com a fase dele. Todas, porém, possuem cerdas macias e cabo antideslizante para tornar o momento da escovação mais divertido.

Dúvidas?

Faça contato e agende uma avaliação: (31) 37727044/ 31988554065

By Dra. Ângela Maria de Melo.
Cirurgiã  dentista há 10 anos,  implantodontista há 8 anos.

Atendimento: 

  • Clínica Angelluz Odontologia e Estética Orofacial

Rua Paulo Frontin , 288, Centro, Sete Lagoas .

  • Clínica Dr. Alexandre  Menendez e dra. Jaqueline Menendez

Rua Tefe, 70, Renascença  em Belo Horizonte.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS