Profissionais da saúde receberam capacitação sobre tratamento de feridas

Profissionais da saúde receberam capacitação sobre tratamento de feridas

No último mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sete Lagoas, juntamente com a comissão permanente de feridas, visando o bem-estar dos usuários, realizou um treinamento sobre o novo protocolo de feridas.

A iniciativa foi devido ao município atender diariamente vários procedimentos de curativos em feridas crônicas. Foram capacitados todos os enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de estarem aptos à realização dos procedimentos. “É pertinente atualizar os profissionais da Atenção Primária sobre o novo protocolo, pois no município temos registro de número elevado de pessoas com lesões”, disse Lizia Dias, presidente da comissão de feridas e enfermeira da ESF Bela Vista.

Segundo Cláudio de Melo Baptista, médico especialista em Saúde da Família, é de suma importância a capacitação dos médicos para tratamento de feridas, pois visa o controle de comorbidades, que é a existência de duas ou mais doenças em conjunto na mesma pessoa e que dificultam a cicatrização de feridas. Também tem por objetivo a correta prescrição de coberturas, o uso correto de tratamento de antibióticos, a melhora do controle de dor e a melhora da integração entre a equipe.

Além disso, o município adquiriu coberturas especiais visando oferecer melhor tratamento possível para os portadores de feridas crônicas. Essas coberturas já estão sendo usadas pelas Unidades Básicas de Saúde de acordo com a necessidade.

O treinamento também será repassado para os técnicos em enfermagem, para a Atenção Secundária e Atenção Terciária.

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS