Unidades sociais receberão oportunidade de conhecimento por meio da leitura

Unidades sociais receberão oportunidade de conhecimento por meio da leitura

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) e o Rotary Clube de Sete Lagoas assinaram, nesta quarta-feira, 29, um Termo de Parceria e Cooperação que, certamente, vai incentivar sete-lagoanos de todas regiões ao hábito da leitura, um dos mais importantes meios para o desenvolvimento intelectual e aumento do conhecimento.

O projeto Estante Livre desenvolvido pelo Unifemm e o Rotary chega ao universo público por meio de sete unidades de assistência social. Nesta implantação a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos tem o apoio do Serviço de Promoção ao Menor e a Família (Serpaf) com seu projeto Entrelaços.

As estratégias são bem claras, as principais são: contribuir para a formação de leitores, promover a consciência sobre o valor social do livro e da leitura, potencializar de forma sustentável a utilização de livros, e desenvolver atividades de leitura em locais públicos. Inicialmente as Estantes Livres serão abastecidas por exemplares do acervo inativo da própria biblioteca do Unifemm, mas também estarão abertas para receber doações da própria população. “Estamos felizes em participar desta parceria. O Unifemm é uma casa de geração e disseminação do conhecimento. Com a leitura o cidadão pode cultivar emoções e sonhos. Ela também influencia na vida profissional das pessoas”, comentou Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, reitor do Unifemm.

A ideia da Estante livre é que a pessoa pegue um livro, que estará identificado como parte do acervo do projeto, leia e devolva, para ser repassado à frente e ser lido por outra pessoa. A obra poderá ser devolvida em qualquer uma das unidades informadas abaixo. “O livro tem um poder transformador e incentivando a leitura conseguimos dar mais vida a esta obra que, muitas vezes, estava deixada de lado”, comentou a professora Nívea Aureliano Cordeiro, uma das coordenadoras do projeto. Ela aproveitou a oportunidade para revelar números da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” que mostra a necessidade de incentivar a leitura em todas as classes.

As bibliotecas livres chegarão onde o cidadão mais precisa. Os equipamentos de assistência social estão nos bairros Centro, JK, Jardim dos Pequis, Brasília, Montreal, Carmo, Cidade de Deus. “Como professor e diretor de escola tenho que louvar um projeto tão significante. Uma ideia que vai influenciar, de maneira positiva, a formação de muita gente. O melhor de tudo é que a leitura será oferecida em locais onde as oportunidades são menores”, declarou o prefeito Leone Maciel.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura do Termo de Parceria e Cooperação o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo França, o presidente da Fundação Educacional Monsenhor Messias, Adélio Araújo, o presidente do Rotary Clube Sete Lagoas, José Luiz de Freitas, a vice-presidente do Serpaf, Raquel Branco Ribeiro, e representantes de todas essas instituições. Paulo França também destacou importância do projeto, ressaltando a necessidade de democratizar o acesso aos livros. “Essa é uma forma de levarmos às comunidades mais carentes a oportunidade do exercício da leitura”, disse.

LOCAIS QUE RECEBERÃO O ESTANTE LIVRE

*Centro de Atendimento da Assistência Social – CAAS

Rua Floriano Peixoto, 240 – Centro

* Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Setor I

Avenida Dalton, 914 – JK

* Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Setor II

Rua Regina Augusta Pontelo, 500 – Jardim dos Pequis

* Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Setor III

Rua Ulisses Alberto Araújo, 317 – Brasília

* Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Setor IV

CRAMAM – Rua Dália, 483 – Montreal

CDM – Avenida Prefeito Euro Andrade, 1060 – Cidade de Deus

*Projeto Acolher

Rua Leopoldina, 326 – Carmo

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS