Em tempos de crise o Direito pode se tornar uma excelente ferramenta

Em tempos de crise o Direito pode se tornar uma excelente ferramenta

Os últimos sinais dos números mostram um pequeno ânimo na economia nacional. Ainda sem uma perspectiva de crescimento real do Brasil, muitos empresários se veem em uma situação de risco. A Administração de Empresas fornece uma série de alternativas, mas o Direito, junto com as suas leis, também pode ser uma poderosa ferramenta para conter os riscos em tempos de instabilidade econômica.

É justamente esse o objetivo do tema “Recuperação Judicial e Falência das Empresas: Estratégias jurídicas para a superação de crises econômicas nas empresas”, um dos sete cursos de curta duração ofertados em setembro pelo Unifemm Business School (UBS). As aulas acontecem nos dias 10, 17 e 24 de setembro, sempre aos sábados, de 08h ao meio dia, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas, no centro da cidade.

O curso é voltado não só para os advogados das grandes empresas. “Ele é direcionado também para administradores e empresários, pois o conteúdo programático tem um caráter interdisciplinar e será tratado de uma forma acessível a todos estes profissionais”, observa Luiz Felipe Ribeiro Rodrigues, Mestre em Direito de Empresas, coordenador do curso e professor do UNIFEMM.

Entre os principais tópicos abordados durante o curso estão as estruturas jurídicas de uma empresa, a análise dos contratos, os modelos legais e as medidas jurídicas para o empresário enfrentar a crise econômica. Em casos extremos, ainda há temas como a falência, a Recuperação Judicial e Extra Judicial. “Muitos desses temas são desconhecidos pelos pequenos e médios empresários, que tem um peso fundamental na economia do país. Por isso, a importância desse curso, para fornecer ferramentas para os empreendedores, administradores e advogados”, avalia Luiz Felipe Rodrigues.

Quando bem utilizado, o Direito pode amenizar os riscos ao realizar um planejamento jurídico adequado à realidade do seu negócio. Com isso, o empresário pode escolher da melhor forma o modelo de tributação mais adequado à empresa e ainda ter uma atenção especial às cláusulas nos contratos. “ Já em um cenário de crise o empresário/empreendedor pode se valer de medidas de reorganização da empresa, como por exemplo, a alteração do tipo societário, a realização de parcerias, o parcelamento de débitos, e, por fim, o requerimento da recuperação judicial se estiverem preenchidos os requisitos previstos na lei”, explica o coordenador do curso.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.ubs.unifemm.edu.br. Alunos e ex-alunos do UNIFEMM e associados da ACI tem 20% de desconto no valor do investimento.

 

 

Categories: Carreira, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS