Existe diferença na queda de cabelo entre homens e mulheres?

Existe diferença na queda de cabelo entre homens e mulheres?

Estima-se que cerca de 70% dos homens após os 60 anos e 50% das mulheres após a menopausa possam ter algum grau de calvície.

A queda diária dos fios é normal, no entanto, pode variar individualmente, geralmente de 50 a 150 fios por dia, de acordo com o Dr. Rubem Miranda. “Quanto mais fios de cabelo a pessoa tem, maior será esta queda diária fisiológica”, explica o médico dermatologista. Causada por diversos fatores, a queda de cabelo pode ser classificada em três grupos: a hereditária e constitucional, a metabólica, e a hormonal.

No Brasil, segundo o especialista, estima-se que 70% dos homens após os 60 anos  e 50% das mulheres após a menopausa possam ter algum grau de calvície. “No homem, o mais comum é o pico  de incidência ocorrer entre 20 e 30 anos, mas existem casos com início a partir dos 12 anos e outros acima de 40 a 50 anos. Nas mulheres, até pouco tempo atrás, a maior incidência era após a menopausa, mas nos dias atuais, existem muitas com inicio de calvície feminina a partir dos 20 anos. Estudos estão sendo realizados para tentar descobrir o porquê disto”, afirma o médico. Por isso, ao notar uma queda frequente dos fios, independente da idade, recomenda-se procurar um dermatologista especializado em tricologia.

A manifestação da calvície em homens e mulheres também é diferente, na população masculina, geralmente, costuma atingir os fios localizados na parte superior da cabeça, raramente afetando as laterais e a nuca, já no público feminino, os cabelos vão ficando cada vez mais finos, deixando com pouco volume em toda a extensão da cabeça e o dermatologista ressalta “em alguns casos, pode haver falhas em algumas regiões do cabelo”.

O tratamento para ambos depende do grau e da causa de cada um, entretanto a fototerapia com laser de energia intensidade é um tratamento eficaz e pode ser utilizado para potencializar outros procedimentos sem nenhuma restrição. Além disso, a tecnologia pode ser realizada em casa, pelo próprio paciente, de maneira totalmente indolor.

Entre as principais vantagens da laserterapia estão: redução da inflamação, estímulo do crescimento e aumento da densidade capilar, evitando a morte celular da matriz produtora dos fios, trazendo melhora na miniaturização (encurtamento e afinamento) dos fios e sem efeitos adversos ou contraindicações.

O iGrow, uma dessas tecnologias indicadas, é um capacete com 51 pontos de luz, sendo 21 de laser de diodo e 30 de LED, que incidem diretamente sobre o couro cabeludo, fortalecendo a raiz para controlar a queda. Exigindo apenas 20 minutos de uso, três vezes por semana, o equipamento é recomendado para o combate à alopecia, inclusive a androgenética.

No Brasil, o iGrow é distribuído, com exclusividade, pelo e-commerce especializado em soluções capilares Onderma. Para mais informações, acesse: www.onderma.com.br.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS