Lixo eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos eletroeletrônicos. Podemos citar como exemplo aparelhos celulares, monitores de computador, baterias, televisores, notebooks e computadores em geral, impressoras, câmeras fotográficas, entre outros. E o descarte incorreto pode gerar danos ao meio ambiente.
Por que devemos falar de Lixo Eletrônico?
Sustentabilidade é saber preservar o meio em que se vive, usar os recursos de forma consciente, para se ter no futuro. O descarte apropriado dos materiais é muito importante para ajudar a poupar o meio ambiente de alguns danos.
É reutilizar, é aproveitar tudo que se pode é progredir com a vida.
Tornar conhecida a importância da preservação do meio ambiente, com ênfase no descarte inteligente do lixo eletroeletrônico.
Em geral, o lixo doméstico, industrial e rural tem em sua composição uma variedade de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. O descarte de lixo eletroeletrônico, é menos conhecido em relação aos citados acima, mas muito importante também.
E-Lixo X Sociedade
De acordo com a Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 (BRASIL, 2010), é de responsabilidade dos fabricantes efetuar a logística reversa de todos produtos sólidos produzidos e comercializados, o que abrange também o lixo eletrônico. Porém no Brasil, isto não acontece. Muitas vezes os próprios consumidores não têm conhecimento da responsabilidade das empresas em fazer este trabalho de recolhimento dos produtos como lixo, e acabam descartando de maneira inadequada.
Lixo Eletrônico e a Comunicação
A comunicação é uma grande influenciadora para o processo de educação ambiental, pois a mesma pode adquirir a função de educar uma sociedade. Ela deve emprestar seus recursos e potencialidades para disseminar a informação, promover a discussão e auxiliar na criação de meios para manter o desenvolvimento sem destruir o planeta.
É preciso pensar em uma relação entre Educomunicação, Comunicação e Meio Ambiente ao se observar a Educação Ambiental.
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Por Sabrina Oliveira estudante de Comunicação