Superando a ansiedade com atenção plena

Superando a ansiedade com atenção plena

Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior número de casos de ansiedade do mundo, com cerca de 9% da sua população sofrendo desse mal dos tempos modernos. Isso significa dizer que aproximadamente uma a cada dez pessoas é diagnosticada com ansiedade crônica. Mas, o que é a ansiedade? Quais seus mecanismos? E, principalmente, quais as estratégias que podemos adotar para sua prevenção e para lidar com ela?

Nesse encontro vivencial o monge zen budista Gustavo Mokusen irá abordar a ansiedade sob o prisma da milenar sabedoria oriental, e irá apresentar técnicas de meditação e de Atenção Plena que são extremamente úteis para lidar com o problema – não apenas da ansiedade, mas também da depressão e estresse. Diversas pesquisas científicas atuais revelam, por exemplo, que o estresse, a ansiedade e a depressão diminuem com o treinamento da Atenção Plena. Mas, o que é Atenção Plena?

A prática da “Atenção Plena” – hoje conhecida mundialmente pelo termo “Mindfulness” – vem sendo amplamente reconhecida como uma técnica extremamente eficaz para a promoção da saúde física e mental. A premissa básica da técnica é que a elevação dos níveis de atenção promove maior integração do sujeito com sua realidade e, consequentemente, melhor organização do pensamento e estímulo de ações adequadas frente às demandas do cotidiano. Assim, trata-se de uma abordagem cognitivo comportamental, cujo objetivo é o desenvolvimento de relações mais equilibradas entre o sujeito e sua realidade.

Sobre o facilitador e monge zen Gustavo Mokusen:

Gustavo Mokusen possui formação como Físico, Coach Pessoal e Músico. É Monge Zen Budista, fundador e coordenador do Centro Zen Flor de Lótus. Graduou-se em Física pela UFMG no final da década de 90, concluiu a pós-graduação em Energia de Sistemas e especializou-se na NASA (Marshall Space Flight Center, Alabama – EUA) em Física Aeroespacial. É também pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Gama Filho.

Iniciou o treinamento formal da escola Zen Budista em 1999 e em 2004 foi convidado para realizar um treinamento no Templo Tenryuji, no Japão, ocasião em que recebeu a ordenação como Monge Zen. É membro fundador e Vice Presidente da Associação Cultural Oriente Ocidente. Atuou diretamente nos trabalhos de fundação do primeiro templo zen de Belo Horizonte, Templo Zen das Alterosas, onde participa como monge colaborador. Desde 2005 atua como palestrante e ministrante de cursos, workshops e seminários em grandes órgãos públicos e empresas privadas. Em 2017 recebeu o título de “Shuso Osho”, que significa monge líder, após realizar a Cerimônia de Batalha do Dharma no Mosteiro de Ibiraçu/ES, perante uma comitiva de 12 monges japoneses.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS