Uma década fazendo rir, chorar e refletir

Celebrando dez anos de atividades, a Cia Preqaria de Teatro, de Sete Lagoas, realiza uma mostra especial com alguns de seus espetáculos de maior sucesso. O primeiro deles, “Palhaços”, acontece neste sábado, às 20h, dentro do projeto “Quintal de Histórias”, de Paulinho do Boi (rua João Pinheiro, 174, Canaan), com ingressos a preços populares (R$ 10).

“Agradeço a todos que nesses dez anos colaboraram, cada um do seu jeito, com o grupo. A vida tem me ensinado, a duras penas, que fazer teatro é um ato de resistência. Vocês me conhecem, sabem o quanto eu luto para afirmar o teatro no mundo, sabem que trabalho muito, muitas vezes de graça, muitas vezes pagando para trabalhar, para fazer o teatro ser mais visto, mais presente na vida das pessoas”, diz o diretor da Preqaria e coordenador da Temporada de Teatro de Sete Lagoas, João Valadares.

De acordo com João, o teatro é importante para a formação das pessoas, é uma arte reveladora, aglutinadora e transformadora. “Toda estreia é um parto. Só de colocar a peça em cartaz já é um ato de coragem, de valentia frente a todas as adversidades”, comenta. Nesses dez anos, a Preqaria tem atuado na produção dos próprios espetáculos, na formação de novos atores, na capacitação de “velhos” atores, e, nos últimos três anos, na produção da Temporada de Teatro trazendo outros grupos para a cidade. “Antes disso nossa produção em BH já era forte e inventiva. Criamos peças marcantes. Sempre com temporadas e participações na Campanha de Popularização levando espetáculos que não buscam o caminho mais fácil, mas que propõem reflexão e sempre surpreenderam e provocaram a plateia com ideias, estéticas, linguagens particulares e autorais”, defende o diretor.

 

Reconhecimento

No último dia 28 de junho a Preqaria recebeu, das mãos do vereador Dalton Andrade e do prefeito Marcio Reinaldo, o Título de Utilidade Pública Municipal de Sete Lagoas. “Só temos a agradecer a todos os colaboradores ao longo destes dez anos! O reconhecimento é nosso!”, comemora João Valadares. Para celebrar uma década de espetáculos, a companhia preparou a “Mostra Preqaria 10 anos!” em Sete Lagoas. Serão cinco espetáculos gratuitos de 9 de julho a 7 de agosto.

Confira a programação:

“Palhaços”, 09 de julho (sábado), 20h, dentro da programação do “Quintal de Histórias” (rua João Pinheiro, 174, Canaan). R$ 10.

“A Princesa Gaia”, 16 de julho (sábado), 18h, na Casa da Cultura (av. Getúlio Vargas, 91, Centro), na programação do 3º Inverno Cultural de Sete Lagoas. Entrada franca.

“Nosso Estranho Amor”, 23 de julho (sábado), 20h, no Casarão, como parte da 3ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas. Entrada franca.

“Sonho de Uma Noite de Verão – Escola Livre de Teatro”, 30 e 31 de julho, 20h, no Templo 8. Entrada franca.

“Fausto (s!)”, 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), 20h, no Casarão, como parte da 3ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas. Entrada franca.

Informações: (31) 98894-4243.

www.preqaria.com.br

 

Categories: Agenda, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS