Município inicia as negociações para instalação de um polo do IFMG em Sete Lagoas

Município inicia as negociações para instalação de um polo do IFMG em Sete Lagoas

Sete Lagoas inicia discussão sobre a implantação, na cidade, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). E a Câmara Municipal participa do debate e deve promover audiência pública para disseminar a informação. Nesta segunda-feira, as tratativas tomaram corpo. O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace (Podemos) fez parte de uma comitiva, formada, também pelo deputado federal, Reginaldo Lopes (PT), o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro, e o Reitor do IFMG, Rafael Bastos. Eles visitaram a Escola Técnica de Sete Lagoas para avaliar a possibilidade de instalação, no local do Instituto Federal.

   O projeto visa proporcionar mais oportunidades de qualificação técnica e superior à população da cidade e região, seguindo um modelo de educação que é considerado um dos melhores do mundo. “É um modelo verticalizado, que nós [Governo Federal] criamos. Essa instituição que Sete Lagoas recebe é avaliada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA, como uma das dez melhores educações do planeta. Hoje é um dia histórico”, comemora Reginaldo Lopes.

  Segundo o Prefeito Duílio de Castro, “já era um sonho trazer um polo do Instituto Federal para Sete Lagoas. Então esse feito é um ganho, pois as pessoas de baixa renda ainda irão receber uma bolsa de R$600,00 para estudar, ajudando também no sustento de suas famílias”, explica. As expectativas são grandes e a Câmara Municipal não medirá esforços para contribuir neste processo. É o que afirma o Presidente da casa, Caio Valace: “nós estaremos juntos, o Poder Legislativo dando efetivamente a sua contribuição naquilo que for importante e necessário na concretização dessas tratativas”, afirmou.

    Para o Instituto Federal de Minas Gerais, o sentimento é de realização, por atingir mais uma cidade e abrir possibilidades de capacitação para milhares de pessoas. “A gente traz uma nova dinâmica para a cidade, então as nossas expectativas são boas, e o meu olhar não é só para a estrutura, mas para um lugar que irá abrigar os nossos alunos da melhor forma, para que aproveitem ao máximo essa oportunidade”, afirmou Rafael Bastos, Reitor do Instituto.

SOBRE O IFMG

   O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino, integrante da rede federal de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores, de forma gratuita. Criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFMG, hoje, está presente em 18 cidades, possui mais de 23 mil alunos matriculados, e 192 cursos, nos níveis técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação e pós-graduação.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS