Mulher do ano 2020: Andrea Paiva

Mulher do ano 2020: Andrea Paiva

Andréa Paiva é empresária proprietária da loja Deia Plus Size. Casada com
Ulisses Tavares . Filha de Patrícia Paiva e André Reis e da Fernanda Paiva .Andréa paiva é mulher do ano 2020. Conheça mais na entrevista abaixo:

FANZINI: As mulheres vêm conquistando cada dia mais espaço na sociedade, em todos os sentidos. Como você, enquanto mulher e profissional, acredita que pode contribuir para que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas?

AP: Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. As questões de gênero fazem parte das relações sociais e aos papéis sociais fixados conforme o sexo do ser humano. A desigualdade sexual sempre foi um prejuízo para a figura feminina. O sexo da pessoa está ligado ao aspecto biológico, o gênero (ou seja, a feminilidade ou masculinidade, ao comportamentos e identidade) trata-se de uma construção cultural, e a vida em sociedade.
Em outras palavras, as coisas de menino e de menina, de homem e de mulher, podem variar, culturalmente e em convenções sociais.
As diferenças sexuais sempre foram valorizadas pelos mais diferentes povos em todo o mundo. Após um longo período de opressão e discriminação, surgiu o movimento feminista, que ganhou voz e representatividade política em todo o mundo na luta pelos direitos das mulheres, dentre eles o direito ao voto. Essa luta pela cidadania não foi fácil, prolongando- se por anos. Prova disso é participação do voto feminino recente para a história do Brasil.  Mas, com desenvolvimento de novas tecnologias que requer cada vez menos o trabalho braçal, e cada vez mais de trabalho intelectual, criam-se a cada dia mais condições favoráveis para a inserção do trabalho da mulher. Com a possibilidade de estudar mais, as mulheres se preparam para assumir cargos e outras funções, de comando, liderança, cargos em que antes era predominantemente dos homens.
Essa guinada no papel social da mulher reflete não apenas nas relações de trabalhos mas nas relações sociais com os homens de maneira em geral.
Isto significa que mudanças no papel da mulher requerem mudanças no papel do homem, que passa por uma crise de identidade ao ter de dividir um espaço no qual reinava absoluto. E isso é um problema.
As aspirações femininas variam conforme o nível de esclarecimento, e conforme a cultura em que a mulher está inserida. É preciso pensar que mesmo com todas essas mudanças no papel da mulher, ainda não há igualdade de salários, mesmo que desempenhem as mesmas funções profissionais, ainda havendo preconceito de gênero. Além disso, a mulher ainda acaba por acumular algumas funções domésticas assimiladas culturalmente como se fossem sua obrigação e não do homem.
Da mesma forma, infelizmente a questão da violência contra a mulher ainda é um dos problemas a serem superados, embora a “Lei Maria da Penha” signifique um avanço na luta pela defesa da integridade da mulher brasileira.

FZ: Cite um momento de destaque, em que você sentiu orgulho de ser mulher.

AP: Sinto muito orgulho ser mulher, ao observar e a nossa história linda, ao mesmo árdua, de luta.Sinto muito orgulho em ser mulher, e ver todos os dias mulheres serem assassinadas, violentadas ou estupradas, mas as outras denunciarem, lutarem e compartilharem do sentimento daquela que morreu. Sinto muito orgulho, a cada momento que uma mulher se sente empoderada, feliz e realizada. E mais orgulho ainda, quando a cada dia que passa vejo mulheres que lutam para conquistar seu espaço na sociedade e que aos poucos elas estão conseguindo.
E sinto muito orgulho de mim, como mulher, por tentar, fazer parte de tudo isso.

@deiaplusize

FZ: Uma mulher importante na sua vida (ou mais mulheres) e porque (?)

AP: A primeira mulher e a mais importante e exemplo da minha vida, é minha MÃE. Porque ela é um exemplo de empoderamento feminino, exemplo de mulher, exemplo de mãe, exemplo de filha, exemplo de vida, a história dela me inspira, e ela e tudo pra mim. Outras mulheres importantes e que inspiram são minhas 2 avós, minha sogra e minha madrinha.
Mulheres da história da humanidade, que me inspira e eu considero exemplo pra mim, é Nossa Senhora.

FZ:  O que você considera a maior (ou grande) conquista da sua vida e/ou carreira até hoje?

AP: A maior conquista da minha vida, principal e primeira, foi meu marido. Ulisses. E o meu casamento. Que é tudo na minha vida.
Segundo, é formar minha família e estruturá-la, com muito amor.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS