Outubro Rosa e Saúde da Mulher em Sete Lagoas

Outubro Rosa e Saúde da Mulher em Sete Lagoas

O Outubro foi o mês escolhido para reforçarmos a conscientização contra o câncer de mama e ressaltar a importância de falarmos e trabalharmos em prol da saúde feminina. Embora a campanha de conscientização ganhe força em outubro, através do outubro rosa, os cuidados e prevenções devem acontecer o ano todo.

Em entrevista exclusiva , o Secretário de Saúde Municipal, Dr. Marcelo Rodrigues da Costa Fernandes, explica as ações que vem sendo desenvolvidas dentro do outubro rosa e nos demais meses do ano.

Doutor Marcelo é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais.  É um apaixonado por gestão e é empreendedor também. Casado, pai de três filhos, se considera um filho do SUS pela sua história e formação, que conta com experiência na Atenção Primária à Saúde e atuação na Rede de Urgência e Emergência. Foi plantonista e Coordenador da UPA de Sete Lagoas, Coordenador Médico e Geral do SAMU de Sete Lagoas e atualmente é Secretário Municipal de Saúde de Sete Lagoas. Pauta sua gestão em três pilares: Competência técnica. Ética e Humanização.

Saiba mais na entrevista abaixo:

METROPOLI: Quais são as ações realizadas pela Secretaria de Saúde durante o mês de outubro?

MARCELO RODRIGUES: Em todo o mês de outubro serão realizadas ações de prevenção e conscientização do câncer de mama e de útero. As ações de coleta de preventivo serão intensificadas neste período, assim com as solicitações de mamografia e além da realização de atividades para a conscientização da população.

No dia 20 de outubro foi organizada a Feira Rosa com palestras e orientações sobre saúde da mulher, solicitação de mamografia, orientações sobre câncer de mama e útero, verificação de pressão e glicemia capilar, realização de testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis e orientações de odontológicas.

Foi realizado o Dia D do Outubro Rosa no dia 21 de outubro onde todas as unidades de saúde estiveram abertas das 8h às 17h para a realização exames preventivos, consulta de saúde da mulher, avaliação odontológica, testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, solicitação de mamografia, além da realização de ações voltadas para a prevenção de câncer de mama e útero.

Serão realizados atendimento nas unidades de saúde, em horários flexíveis para facilitar o acesso das mulheres na realização de seus exames preventivos e solicitação de mamografia durante todo o mês de outubro.

Foi realizada a veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders, outdoor e vídeos exemplificativos sobre a prevenção ao câncer que contemplem a generalidade do tema.

Além do apoio a diversas ações com o foco na prevenção do câncer de mama e útero e promoção da saúde da mulher que estão acontecendo no município.

METROPOLI: Por que é tão importante e com qual periodicidade a mulher deve realizar consultas preventivas?

MR : O objetivo principal de se realizar consultas preventivas é promover a saúde, evitando o desenvolvimento de doenças, reduzindo o impacto da doença, monitorando os resultados de tratamentos específicos e oferecendo uma melhor qualidade de vida. Para que isso aconteça, o paciente recebe orientações sobre temas essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a consulta preventiva deve acontecer uma vez ao ano, salvo algumas exceções em que este período pode ser menor. As mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente, após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a

cada três anos. Realizar o exame clínico das mamas a partir dos 40 anos; Realizar a mamografia na faixa etária de 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames; e realizar exame clínico das mamas e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para mulheres do grupo de risco.

METROPOLI: Parcerias com as Faculdades ajudam a expandir os atendimentos de saúde em Sete Lagoas?

MR: A parceria público-privada tem se mostrado uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de políticas e projetos que visam a melhoria do bem estar social e o acesso a serviços de saúde de qualidade para a população. Estas parcerias são o diferencial para atendimento ao paciente com promoção de ações voltadas para a saúde preventiva e educação em saúde. Programas de prevenção de doenças, campanhas de vacinação e conscientização sobre hábitos saudáveis podem ser desenvolvidos em conjunto, alcançando um número maior de pessoas e contribuindo para a redução do impacto das doenças na sociedade sempre com foco no interesse público, essa colaboração pode ser um poderoso instrumento para alcançar avanços significativos em prol da saúde da população.

Para além do Outubro Rosa: Quais são as principais ações pela saúde da mulher durante o ano?

•             Ações no combate à violência contra mulher;

•             Planejamento familiar;

•             Vacinação;

•             Pré natal/Pós parto;

•             Ações de Combate à sífilis congênita;

•             Ações de Combate à sífilis congênita;

•             Ações de Combate ao HIV;

•             Ações de combate às hepatites;

•             Ações de fortalecimento ao aleitamento materno;

•             Ações de voltadas a Saúde mental;

•             Ações de prevenção às IST;

•             Ações de Incentivo ao uso do preservativo;

•             Fortalecimento do comitê de equidade;

•             Grupos de fisioterapia Pélvica;

•             Grupo de práticas corporais;

•             Grupos de reeducação alimentar

Quando falamos em saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Previna-se, busque informação, cuide-se!

Sobre o autor

COMENTÁRIOS