A importância da Saúde Mental e do Autocuidado

A importância da Saúde Mental e do  Autocuidado

Ana Cláudia Diniz França , é formada em Direito e Pedagogia. Proprietária do Espaço Evoluir, um ambiente multidisciplinar   que oferece os serviços de avaliação neuropsicológica, aconselhamento psicológico, psicopedagógico, psicoterapia, musicoterapia, terapia ocupacional, nutricionista, fonoaudiologia, mediação escolar e orientação de famílias e vocacional. É essencial cuidar tanto da saúde física como da saúde mental.

Nesse sentido, a clínica Evoluir atua para oferecer um atendimento de excelência e compromisso com o  bem-estar e a vida.
A profissional possui vasta experiência no mercado e destaca na matéria de hoje , a importância de falarmos e trabalharmos a saúde mental. Confira na entrevista abaixo: 

Saúde mental é um tema que tem sido amplamente discutido atualmente . Qual a importância  de falarmos do assunto?

Hoje em razão das inúmeras obrigações do nosso dia a dia, cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo.  Essa preocupação é fundamental, pois a saúde mental impacta diretamente na nossa qualidade de vida e nos possibilita o ajuste necessário para lidar com todas as nossas emoções. O autocuidado é sobre cuidar de você, por isso é tão importante falarmos em saúde mental.

 Como a saúde mental pode impactar nas relações pessoais e de trabalho?

Quando falamos de bem-estar e equilíbrio mental estamos falando de saúde mental, que é estar bem consigo e com os outros, sabendo lidar com as contingências da vida e as emoções. Pessoas emocionalmente instáveis podem ter dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, o que pode levar ao isolamento, a uma diminuição do suporte social e problemas no ambiente de trabalho.

 Novas formas de trabalho vem surgindo, ( como a jornada de trabalho de 4 dias), muitos empreendimentos nascendo e o tempo de lazer e familiar ficando  cada vez escasso. Destaque a importância do descanso e intervalos nas jornadas de trabalho.  

Se não houver limites nas rotinas de trabalho, os profissionais podem ter a saúde mental afetada. O descanso e intervalos nas jornadas de trabalho, ajuda funcionários a cuidarem de seu psicológico., e ao se sentirem mais satisfeitos com seu trabalho, eles desempenham suas funções de maneira mais engajada.

Como os momentos de lazer e as brechas na rotina podem contribuir para a saúde mental do  indivíduo e nas relações de trabalho?
A preocupação com o trabalho e com a correria do dia a dia faz com que muitos imaginem que momentos de lazer são somente quando realmente saímos da rotina, viajamos, mas eles podem estar em todos os momentos do dia a dia. Atividades que aliviam o estresse e que são prazerosas contribuem para o equilíbrio do organismo e da mente. Lazer e saúde caminham juntos, por isso é recomendável que as pessoas se organizem para criar brechas na rotina para terem tempo de qualidade com a família e momentos de lazer.

Como identificar os sinais de alto estresse e impactos na saúde mental e saber quando procurar ajuda?

Tudo aquilo que nos tira de uma zona de conforto causa estresse. As exigências comuns do dia a dia, nos tiram da nossa zona de conforto, mas quando essa exigência passa a ser excessiva, ela pode nos sobrecarregar e começa a nos desgastar, gerando estresse e causando impactos na nossa saúde mental. Os sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, podem comprometer a nossa qualidade de vida. Reconhecer esses sintomas é o primeiro passo e assim buscar ajuda.

A profissional está sempre buscando atualizações e aperfeiçoamentos para oferecer aos clientes do espaço Evoluir.

“Vivemos num mundo que é caracterizado por constantes mudanças. Por isso, sempre procuro participar de cursos, palestras, workshops e eventos que tragam conhecimento profissional, além de novidades que façam o Espaço Evoluir ser excelência em atendimento.” Explica Ana Cláudia Diniz

“Para ter sucesso você deve desejar muito, mas também, tem que trabalhar muito para que seus sonhos e seus objetivos sejam alcançados. Por isso, para ter sucesso, você precisa traçar seus objetivos, saber onde está e aonde quer chegar. A caminhada é árdua e cheia de percalços que exigem muita determinação e luta. Mas se você persistir, permanecer e perseverar com certeza você alcançará seus objetivos.” Ana Cláudia Diniz

ESPAÇO EVOLUIR

Endereço: Rua Margarida Cortona, 07, Canaan, Sete Lagoas

Contato: (31) 3775-0205

Sobre o autor

COMENTÁRIOS