Como manter a saúde mental frente às mudanças de vida?

Como manter a saúde mental frente às mudanças de vida?

“A mudança é difícil no começo, confusa no meio e linda ao final!” Esta frase sobre as mudanças me faz pensar em dois processos: a metamorfose das borboletas e a transição das estações do ano, em especial o outono.

A metamorfose das borboletas é um espetáculo da natureza que nos mostra como um ser vivo pode ser diferente nas suas fases de vida. Quando falamos em metamorfose, estamos dizendo do processo de transformação ao longo da vida. No caso da borboleta, dizemos das fases mais primitivas, passando pelo casulo, lagarta até o desfecho da linda borboleta.

Já o outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É considerado um período de transição entre as estações. Acontece de forma diferenciada em cada hemisfério terrestre e tem características marcantes, como a queda das folhas e da temperatura.

Nos dois processos há adversidades na transformação: há “dores” da mudança, estranheza, incertezas do resultado e expectativas sobre o futuro. Toda tentativa de aceleração da transformação tem impactos negativos importantes na integralidade do fenômeno. Estes dois processos podem ser comparados à nossa vida, às mudanças que vez ou outra enfrentamos
em nossa caminhada. Ao final de cada um deles, temos resultados exuberantes: uma linda borboleta e uma outra estação à frente, preparada para cumprir o seu papel no ciclo de transformação climática.

Você já se deparou com a dificuldade de tomar uma decisão que iria mudar toda a sua vida naquele momento? Já se sentiu perdido e angustiado no meio de um processo de mudança? Já pensou em desistir de prosseguir e deu vontade de voltar para o seu lugar seguro? Imagino que sim!

Mas temos o processo completo de mudança, quando já é possível ver o resultado final. Já sentiu aquela sensação “eu consegui! ” Ou “deu tudo certo! ”? Sentiu que valeu a pena todo o processo e que a dor da transformação foi superada?

Entender que as mudanças seguem fases de um processo já é o primeiro passo para o equilíbrio de sua saúde mental ao longo do caminho. Saber que estas fases necessariamente vão acontecer traz segurança, capacidade de assimilar, perseverar e ser resiliente diante das dificuldades que certamente acontecem.

A regulação emocional é outro ponto que deve fazer parte de todas as fases da transformação. Saber lidar com os diferentes sentimentos, emoções, sabendo respeitar o seu ritmo, com muito autoconhecimento.

O autoconhecimento, compreender o que funciona ou faz bem para mim, é peça-chave no processo da transformação. Se eu não sei o que quero, qualquer caminho serve.

Lembrei do processo de construção de um projeto de vida e orientação profissional, que muitos jovens buscam para a escolha de uma profissão e de uma carreira a seguir. Como é importante conhecer o que gosta, as suas afinidades e o que faz bem! Saber lidar com as tensões e pressões, cobranças da família e sociedade! É um processo, que não dá para pular
fases ou etapas, cada uma delas é necessária para o resultado ao final.

Atuo há anos na área educacional e atendo muitos adolescentes e jovens, com questões de vida, do mundo das profissões e carreira. Ansiosos por já tomar as decisões, aflitos por definir o resultado final, sem ter passado por cada uma das “dolorosas” fases do amadurecimento.

No atendimento psicoterapêutico de adultos, adolescentes e jovens as questões psicológicas que chegam ao consultório também são relativas às dores do processo de transformação.

Muitas vezes são consideradas apenas por seu incômodo e não pelo seu papel no processo de mudança. A transformação começa pelo lado de dentro! E neste momento o acolhimento, a escuta psicológica e o encorajamento fazem toda a diferença.

Anote as dicas e aprenda como manter a sua saúde mental em meio às mudanças:

  1. Compreender que todo processo de mudança se dá em fases;
  2. Acelerar as fases aumenta a dor e pode comprometer o resultado final;
  3. Buscar se equilibrar emocionalmente é essencial para lidar com cada etapa;
  4. O autoconhecimento é a chave para o sucesso de mudança;
  5. O resultado final traz a compensação de todo o processo: vale a pena!

Conheça o meu trabalho!

O perfil do instagram @tatianalinharess apresenta a minha proposta de trabalho: um convite para conhecer os serviços de mentoria, psicoterapia e cursos. Acesse e confira!

Meu nome é Tatiana de Deus Corrêa Linhares, 42 anos, psicóloga formada pela UFMG, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela mesma universidade. Especialista em saúde e educação, atua como psicóloga escolar do Colégio Bernoulli – Unidade Santo Agostinho, uma das
melhores escolas do Brasil, 1º. Lugar em aprovação no ranking do ENEM por mais de 10 anos. Também professora universitária e pesquisadora, 9º. Lugar no ranking 2022 de pesquisadores da área de ciências humanas e psicologia da América Latina. Atendo adultos, adolescentes e jovens na modalidade online e presencial. Meus principais serviços são o processo de psicoterapia, orientação profissional e mentoria de estudos e de carreira.


Sobre o autor

COMENTÁRIOS