Burocracia: cerca de 500 artistas aguardam que Prefeitura libere recursos da Lei Aldir Blanc

Burocracia: cerca de 500 artistas aguardam que Prefeitura libere recursos da Lei Aldir Blanc

Uma comissão se reuniu nesta segunda-feira (21) na Prefeitura de Sete Lagoas em busca de notícias sobre os repasses de recursos da lei Aldir Blanc para os projetos beneficiados. Apesar do dinheiro já estar disponível, cerca de R$ 1,6 milhões, nada ainda foi depositado. A burocracia estaria emperrando o processo. A Lei, criada em agosto deste ano pelo Governo Federal, é destinada para auxiliar profissionais da cultura e espaços culturais durante a pandemia da Covid-19.

Artistas e produtores locais reclamam da burocracia para que os valores sejam liberados.São cerca de 500 artistas e produtores envolvidos nos editais publicados pelo município de Sete Lagoas. Muitos dos projetos são voltados para a o Natal, melhor época do ano para o comércio. “São cerca de R$ 1,6 milhões que corre o risco de não estarem disponibilizados para artistas e projetos, que inclusive já estão em andamento, antes do Natal”, lamentou Vanessa Coutinho, uma das organizadoras da Feira do Natal, projeto que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.

“Trata-se de um recurso que impactaria diretamente o comércio local. O que parece é que a Prefeitura não está dando a devida importância para a questão. São pessoas que vivem de arte e estão aguardando a liberação do recurso para dar andamento aos projetos e, quem sabe, ter um alento neste Natal”, completou Vanessa.

Dessa forma, a Lei Aldir Blanc, criada justamente para dar alívio ao setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, virou também dor de cabeça para quem está contando com os recursos dos editais estaduais para manter as atividades. Enquanto isso, o relógio não para: a verba federal só pode ser usada até o dia 31 – e depois, nada mais é certo.

Na foto: Léo Guto, Marcio Costa e Vanessa Coutinho

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS