Entrevista Poliana Nogueira: Escritora fala sobre a carreira e lançamento de novo livro

Entrevista  Poliana Nogueira: Escritora fala sobre a carreira e lançamento de novo livro

Ler é um estímulo e tanto para o cérebro. Os benefícios da leitura são muitos. Além de estimular a imaginação e propiciar ao leitor enxergar o mundo de forma diferente, ajuda a expandir o vocabulário e o conhecimento. Redução do estresse, expansão do conhecimento, capacidade de memorização, são outros benefícios desta atividade. Para quem não tem o hábito da leitura, para começar vai uma dica:

Ler algo de que goste é super importante . Engana-se quem pensa que deve ler apenas os clássicos!

Quem sabe ai pertinho de você, pode ter algum escritor com uma obra leve e de fácil percepção que vai te instigar e aguçar  o gosto pelos livros? Conversamos com a autora, Poliana Nogueira que lançou o livro ” Aprovado para o perigo” no último sábado (28/7). A escritora de Belo Horizonte nos contou como a leitura entrou em sua vida, e como hoje dedica-se exclusivamente á escrita .

Metropoli:  Quando e como os livros entraram em sua vida?

Poliana Nogueira: Quando era criança, tinha preguiça de ler, gostava de histórias em quadrinho, por serem menores. Fui “obrigada” a ler pela escola e percebi que o livro tem o dom de levar o leitor para lugares inimagináveis, gerando bons momentos de descontração. Os livros que despertaram o meu gosto pela leitura foram os romances da Coleção Vaga-lume e os do autor Pedro Bandeira. Romance policial é o gênero que mais gosto de escrever.

M: E como se descobriu escritora?

PN: Comecei escrevendo quando era adolescente. Criava peças teatrais, que encenava para os vizinhos. A ideia de escrever o meu primeiro livro, O enigma da espada, surgiu quando passei por uma rua deserta, em uma noite sombria e inspiradora em Belo Horizonte. Devorava livros de romances policiais e imaginei o cenário perfeito para uma cena de crime. Ao chegar a casa, passei a história para o computador e daí ela foi fluindo em minha mente naturalmente. Quando terminei a história, gostei do resultado e tive vontade de compartilha-la com outras pessoas que, assim como eu, amam romances policiais.

Publiquei o livro de forma independente e comecei a participar de feiras e Bienais de livros. Tive um retorno positivo e isso me inspirou a criar novas histórias e é o que faço. Depois do Enigma da espada, escrevi os romances Vestígios de um crime, Mistério no edifício Bergman, Depois daquele encontro, Aprovado pelo perigo e o livro de contos Juca: Um Pobre Trabalhador Brasileiro. – Todos de forma independente.

M: Quais suas inspirações?

PN: Minhas inspirações estão no cotidiano e na minha imaginação fértil. Gosto de observar o cenário a minha volta para criar histórias instigantes, que prendam a atenção e o interesse do leitor.

M:  Neste caminho, da escrita ao lançamento dos livros, para você, como foi este processo?

Bem trabalhoso, mas muito compensador. Como sou independente, não tenho os livros distribuídos nas livrarias e toda divulgação é feita por mim nas redes sociais e pelos meus leitores, que acabam indicando os livros para os amigos. Participo de feiras literárias e bienais para ter acesso direto com o meu público.

M: Quais  livros tem lançado?

PN: O Enigma da Espada, Vestígios de um crime, Mistérios no Edifício Begman, Depois Daquele Encontro , Aprovado para o Perigo e Juca: um pobre trabalhador brasileiro.

M: Como e onde encontrar seus livros?

PN: Através das minhas redes sociais (o leitor efetua um depósito em minha conta e eu envio o livro pelos correios), pelo site Mercado Livre ou na livraria Leitura do Itaú Power Shopping. Quem quiser me conhecer melhor ou me enviar uma mensagem é só entrar em contato:

http://poliananogueira.wixsite.com/poliananogueira

https://www.facebook.com/poliananogueiraescritora/

Instagram: @poliananogueiraescritora

SINOPSES:

O ENIGMA DA ESPADA:

http://www.skoob.com.br/livro/341348-o-enigma-da-espada

Dois jovens, Mel e Pedro, resolvem investigar uma série de assassinatos que ocorrem em Belo Horizonte depois que o professor deles é morto pelo serial killer. Eles contam com a ajuda de um jornalista recém-formado e os três arriscam a própria segurança à medida que vão ligando os fatos, deixando-os cada vez mais próximos da solução do caso.

 

VESTÍGIOS DE UM CRIME:

http://www.skoob.com.br/livro/420118-vestgios-de-um-crime

Os personagens do livro O enigma da espada, voltam nesse romance. Ronaldo, Mel e Pedro se unem novamente para descobrir quem atirou no delegado Vilella, dentro de seu próprio apartamento. Eles resolvem investigar Antônio Senna, um perigoso traficante que havia sido libertado recentemente da prisão e acabam envolvidos em um perigoso esquema internacional de vendas de drogas no qual arriscam suas vidas.

 

MISTÉRIO NO EDIFÍCIO BERGMAN:

https://www.skoob.com.br/livro/528421ED536559

Kadu, um menino de treze anos, após a morte de seu pai, se muda para a capital de Minas Gerais para morar com um tio que ele não via há anos. Ele tenta se adaptar à sua nova rotina, a uma nova escola, novos amigos e à expectativa do seu primeiro amor. Tudo seria normal se Kadu não descobrisse que a causa da morte de um morador do prédio onde mora com o tio não é ataque cardíaco, como suspeita a polícia.

Outras mortes, aparentemente de causas naturais, voltam a ocorrer entre os moradores do edifício. Intrigados, Kadu e a garota mais bonita do prédio descobrem indícios de que eles foram, na verdade, assassinados. Sem conseguir a credibilidade da polícia, os dois tentam desvendar o mistério que ronda o Edifício Bergman para garantir a segurança de todos, inclusive a deles.

DEPOIS DAQUELE ENCONTRO:

https://www.skoob.com.br/livro/581192ED582580

Marina, uma menina de treze anos que cursa o oitavo ano do ensino fundamental, usa óculos, tem espinhas no rosto e alguns quilinhos a mais, vive os dilemas de toda adolescente fora do padrão de beleza. Ela é apaixonada por Marcelo, o garoto mais disputado da escola, e sofre ao vê-lo ao lado de Francine, que, além de ser linda, vive pegando no seu pé. Sua vida muda radicalmente após um “encontro” inesperado.

 

APROVADO PARA O PERIGO

Daniel acaba de ser aprovado para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Ouro Preto. De família humilde, ele sai de Belo Horizonte para morar em uma República e convive com colegas de origens diferentes. Durante a sua adaptação de calouro, entre estudos e festas, Daniel se envolve com pessoas perigosas e vive tensas situações de risco, em uma trama surpreendente do inicio ao fim.

 

JUCA: UM POBRE TRABALHADOR BRASILEIRO

http://www.skoob.com.br/livro/392537-juca-um-pobre-trabalhador-brasileiro

Livro de contos cômicos sobre um trabalhador chamado Juca, que passa por várias situações inusitadas para se sustentar ganhando um salário mínimo, assim como muitos brasileiros, que levantam de madrugada, pegam ônibus lotado, trabalham o dia inteiro e muitas vezes não conseguem quitar as contas no final do mês. O trabalhador que faz mágica com o orçamento e que mesmo assim, deve a quitanda da esquina ou ao cheque especial.

A esse brasileiro que mesmo sem ter oportunidades, carrega sempre no rosto um sorriso escancarado de honestidade e de se saber vencedor.

O seu nome é Juca, mas também poderia ser João, Maria, Pedro, Beatriz, Ronaldo, Amanda, Beto… São muitos os brasileiros, são muitos nomes, muitas histórias, muitas lutas e acima de tudo, muitas vitórias.

O trabalhador merece ser reconhecido e acima de tudo respeitado.

Além dos livros, Poliana também produziu os seguintes trabalhos como roteirista:

– Curta-metragem Sagaz da festa – Sendo filmado pela Cultura Filmes, com direção do ator André Gonçalves.

– Curta-metragem Vaidade roubada (Sonhos possíveis) – Filmado pela Cultura Filmes – exibido no Festival 72 horas, no Rio de Janeiro (em outubro/2015) https://www.youtube.com/watch?v=J64Hayh5urA&t=10s

– Peça teatral Meu filho não é gay, mas o namorado dele é – Em fase de ensaio para exibição em 2019, pela Cangaral produções.

– Peça teatral Minha nada mole vida de pobre Encenada pelo ator Walisson Reis, em Belo Horizonte 2014/ 2015.

– Coautora da websérie Quebra cabeças

(http://maosdovento.wix.com/quebracabecas).

– Roteirista do vídeo ASSALTO do canal sempuudor

(http://www.sempuudor.com.br/).

– Roteirista do vídeo PERDEU, PERDEU do canal Quem nunca: (https://www.youtube.com/watch?v=Z3eZbol0SO4).

Sobre o autor

COMENTÁRIOS