Saúde capacita equipes de cemitérios da cidade sobre regras de higiene e uso correto de EPIs

Saúde capacita equipes de cemitérios da cidade sobre regras de higiene e uso correto de EPIs

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado firme na contenção da transmissão do novo coronavírus e protegendo, principalmente, os profissionais que estão na linha de frente e lidam diretamente com pessoas infectadas.

Ações de conscientização, capacitação, palestras e outras ações estão sendo parte da rotina de trabalho das equipes de saúde e uma delas está acontecendo esta semana. Os coveiros dos três cemitérios do município estão recebendo um mini curso de capacitação para utilizar a vestimenta correta e higienização após cada sepultamento, principalmente se o óbito for causado pela Covid-19.

Ao todo, 16 profissionais estão sendo treinados, divididos em quatro dias e horários distintos, de acordo com a escala de trabalho das equipes. O treinamento consiste em vestir e retirar o macacão de forma correta, que recebe o nome de paramentação e desparamentação, além de ensinamentos básicos sobre como lavar as mãos e utilizar o álcool em gel de forma eficaz.

Conceitos sobre o novo coronavírus e formas de transmissão também fizeram parte do cronograma do curso, como explica a enfermeira do controle de infecção hospitalar do Município, Graziele Aparecida. “Estudos afirmam que esse vírus pode permanecer por até três dias em algumas superfícies e, por isso, o caixão pode estar contaminado. Daí a importância de paramentar e desparamentar de forma correta”, acrescenta.

A Prefeitura disponibilizou os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a proteção, incluindo macacões, botas, luvas, máscaras e protetores faciais (face shield). O próximo passo será a visita da equipe de saúde aos cemitérios para checar se ainda falta algum tipo de estrutura para que a vestimenta e a higienização sejam realizadas com segurança.

“Também adaptamos um lixo correto para o descarte dessa roupa, que é descartável, uma pia exclusiva para a higienização e um local apropriado para a paramentação e desparamentação destes profissionais”, explica a enfermeira do controle de infecção hospitalar, Dilma Freitas.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS