Hospital Municipal abre dez novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Hospital Municipal abre dez novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Outros dez leitos de alta complexidade serão inaugurados na próxima semana, totalizando 31 no hospital.

Com o aumento dos casos confirmados de Covid-19 no município, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou mais uma etapa do plano de ação para reforçar o sistema público e garantir atendimento aos infectados pela doença. Entraram em operação nesta quinta-feira, 2, no Hospital Municipal, mais dez leitos de UTI exclusivos para o tratamento desse público.

O plano de trabalho é dividido em etapas. A primeira delas setorizou 11 leitos de UTI no Hospital Municipal, todos equipados com camas elétricas, ponto de oxigênio, ar comprimido, aspiração em sistema fechado, monitores multiparamétricos, entre outros recursos e equipamentos. Agora, outra fase está sendo concluída e, até a próxima semana, serão mais 20 leitos de UTI criados no HM.

“Identificamos a ocupação em nível acelerado e, por isso, prosseguimos com nosso plano de contingência. Esse processo de evolução segue nosso planejamento e brevemente serão criados outros dez leitos”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta. Também nesta etapa serão criados dez leitos de UTI e outros 24 de enfermaria no Hospital Nossa Senhora das Graças com apoio da Prefeitura.

A ampliação de leitos de alta complexidade é necessária porque alguns pacientes acometidos pela doença podem necessitar de cuidados especiais garantidos somente em uma UTI. “O paciente pode necessitar de um suporte diferenciado, com monitorização e medicação adequadas. Leitos de UTI para estes pacientes são extremamente necessários”, define a coordenadora da ala respiratória/Covid-19 do HM, Dra. Roberta Theophilo Araújo.

Os novos leitos foram montados em tempo recorde e os demais já estão em processo de montagem e serão liberados na próxima semana. “É importante salientar o papel do prefeito Duílio de Castro e do secretário Flávio Pimenta neste processo que permitiu esta montagem em apenas três dias. Ressaltamos que aqui no Hospital Municipal a saúde do cidadão estará sempre segura”, declarou o Dr. Thiago Melo, diretor do HM.

Em poucos dias, o número de leitos do HM será triplicado e o mais importante é que o investimento do Município garante que esta ampliação fique agregada à estrutura, mesmo com o fim da pandemia. “Agradeço a toda a equipe de saúde que atua dia e noite nesta luta contra o Covid-19 e quem trabalhou para garantirmos a execução no nosso plano de contingência. Investimos com responsabilidade, já que esta estrutura permanecerá mesmo com o fim da pandemia para atender outras enfermidades”, disse o prefeito Duílio de Castro.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS