Câncer de Mama: Quais as causas?

Câncer de Mama: Quais as causas?

Além do histórico familiar e da idade a partir de 50 anos, existem outros fatores.

Entre eles, há os fatores :

Não Modificáveis : Genética e Idade por exemplo.

Entre 5% a 10% dos casos de câncer de mama tem origem genética. Se tiver mais de um familiar com algum tipo de câncer, procure um médico para realizar testes de risco de desenvolvimento da doença.

No entanto, a maioria dos casos não tem relação com o histórico familiar. Por isso, é importante realizar periodicamente os exames preventivos.

Modificáveis : Excesso de peso, má alimentação, falta de atividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% de novos casos de doença a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer ( INCA).

Considerado o tipo mais grave de câncer, é associado á altas taxas de mortalidade feminina. Embora menos frequente, também atinge os homens, representando 1% do total de casos .

Câncer de mama tem cura. Em alguns casos, tem controle devendo ser tratado como uma doença crônica e necessitando de acompanhamento médico.  Quanto menor o tumor no momento do diagnóstico, maiores as chances de cura.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS