TEMA: Como resolver os problemas?

TEMA: Como resolver os problemas?

É impressionante a quantidade de pessoas no planeta terra que se arrepiam só de pensar que vão ter algum tipo de problema para resolver.

 Se você faz parte desse grupo de pessoas prepare-se para conhecer o outro lado da moeda e entender a importância de se ter um problema e como pode ser benéfico para o seu crescimento.

Entenda que esse frio na espinha ao pensar nos problemas é bem mais natural do que imaginamos e isso porque nós, seres humanos na nossa jornada de evolução fomos evoluindo por meio dos problemas, o detalhe nessa conta é que os “problemas” lá na época da pré-civilização era que o homem se deparava com um animal (predador) que queria comê-lo e para resolver a questão a única solução era literalmente matar para não morrer.

Nesse cenário hoje em dia nós trazemos esse pré-conhecimento que foi passado de geração em geração. Sendo assim, quer queira, quer não todos nós carregamos esse “medo” que na maior parte das vezes é irracional e faz com que os problemas sejam descritos visualmente muito maiores do que são na realidade.

.

Quem nunca

Quem nunca já passou pela seguinte cena: ter algo que preocupa e a cada vez que concentrávamos nesse fato as coisas pareciam que iam tomando um tamanho ainda maior, ou seja, quanto mais pensávamos na situação mais o problema parecia maior. Penso que se você é um ser humano normal pelo menos uma vez na vida já passou por um cenário como esse.

Isso acontece exatamente por causa desse conhecimento que trazemos conosco e que permanece preso em nosso DNA desde sempre.

Um ponto importante é entender essa raiz comum a nós humanos e que influencia diretamente as nossas tomadas de decisão e o modo como nos comportamos diante dos desafios, dificuldades e dos problemas.

Origem dos Problemas

“Para definirmos, recorremos ao uso de algumas referências externas convencionais ou rótulos. A mente gosta de nomear tudo o que tenta entender.” https://www.psiconlinews.com/2015/06/ego-a-origem-dos-problemas.html

Os nossos problemas surgem baseados em algo que precisa ser melhorado ou aprendido. Sendo assim, cada um de nós tem os problemas adequados para nosso crescimento na vida e por mais que nós ajudemos outras pessoas, cada um tem os seus próprios problemas para resolver.

É por isso que é importante respeitar o outro e entender que cada um tem uma jornada e consequentemente suas próprias questões a solucionar.

.

Você precisa ter claro que os problemas podem ser solucionados rapidamente ou não, mas o ponto aqui é você ter a clareza que o fracasso fará parte do jogo. Logo, como diria Ryan Holiday 

https://en.wikipedia.org/wiki/Ryan_Holiday em seu livro “Obstáculo é o Caminho” que, “É hora de compreender que o mundo está lhe dizendo alguma coisa com cada fracasso e ação. É feedback – dando-lhe instruções precisas sobre como melhorar, tentando despertá-lo de sua falta de noção.

Tentando ensinar-lhe alguma coisa. Escute. Lições são difíceis só se você for surdo a elas. Não seja.”

Foto do livro obstaculo é um caminho

Portanto, é necessário aprendermos a “Gostar” dos problemas porque eles nada mais são do que uma forma de ver as oportunidades de crescimento. Aqui é que o negócio começa a ficar bom, já que você tem a oportunidade de conhecer um novo conceito que vai mudar a sua percepção de mentalidade entendendo como pode verdadeiramente sair mais forte dos problemas. Saiba como tornar-se Antifrágil.

Seja Antifrágil

Entenda que esse conceito é novo, porém muito difundido no mundo e, nós temos a ousadia de torná-lo conhecido no Brasil nos próximos anos, logo, você irá ouvir muito sobre este tema. O Antifrágil foi abordado por Nassim Nicholas Taleb, que é autor de outros livros incluindo Best Seler “A Lógica do Cisne Negro”.  https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Black_Swan_(livro)

Taleb é ensaísta, estatístico e analista de riscos, além de matemático por formação e trouxe em suas obras um novo olhar para a política, economia e para a vida de um modo geral, incluindo um novo conceito que é Antifrágil.

Antifrágil é o sistema ou a pessoa que é o oposto de frágil, ou seja, o que é frágil: é algo delicado, que quebra facilmente, que deforma. Já o Antifrágil: é algo que melhora com o tempo, ou seja, diante dos problemas e dos desafios, o Antifrágil fica mais forte, sendo assim, se aperfeiçoa com os fatos de modo aprender a como ser melhor.

Sendo assim, o conceito Antifrágil está propenso aos desafios e problemas, mas o ponto chave está em como se posiciona frente a esses cenários, uma vez que o caos torna-o mais consciente de suas habilidades e estimula a ação de modo que além de reconhecer também haverá um trabalho para aperfeiçoar e assim superar os problemas iniciais

O Pulo do Gato

O grande ponto de virada e, que aqui, ousaremos dizer é que qualquer pessoa pode tornar-se um Antifrágil, basta decidir perceber todo conhecimento disponível para que de fato possa agir de modo mais consciente e claro ter controle de si de modo a aprender com os desafios que vira e mexem “insistem” em surgir.

Se está ainda mais interessado nesse tema, o artigo “Como reverter as crises a seu favor”  https://morganacarvalho.com.br/blog/como-reverter-as-crises-a-seu-favor/ irá fazer ainda mais sentido para você uma vez que é um complemento desse assunto e que trará ainda mais clareza sobre a importância dos desafios na nossa jornada.

Para você que deseja aprofundar mais sobre este tema aproveite a oportunidade para se inscrever no nosso canal no youtube, pois semanalmente tem vídeos novos e com este assunto será abordado com mais ênfase por Lá. 

https://www.youtube.com/channel/UCpMYLQIYbvGZNnlCsL9TS3Q/videos?view_as=subscriber

Sobre o autor

COMENTÁRIOS