Câmara realiza sessão solene, na Vila Vicentina, pelos 65 anos da entidade

Câmara realiza sessão solene, na Vila Vicentina, pelos 65 anos da entidade

 

Os 65 anos da Vila Vicentina foram celebrados em grande estilo, nessa quarta-feira (29). Atendendo a Requerimento do presidente Cláudio Caramelo (PRB), a Câmara Municipal realizou sessão solene em homenagem a data. Os mais de 60 moradores da Vila não esconderam o entusiasmo e até se aprontaram para receber o prefeito Leone Maciel, secretários, e vários vereadores que participaram da solenidade.

A Vila Vicentina abriga idosos de famílias carentes ou sem vínculo familiar, ou com vínculo familiar desestruturado, ou desconhecido, bem como os que estão em situação de risco social e físico. A entidade é gerida pela Sociedade de São Vicente de Paulo e custeada também pelo poder público e através de doações de vários setores que reconhecem a importância do trabalho. A ajuda de todos é muito importante uma vez que cada morador idoso custa aproximadamente R$ 2 mil mensais e a maioria dispõe apenas de um salário mínimo de benefício para custear.

Carlos Augusto Durão é o atual presidente da Vila Vicentina e valorizou todas as pessoas que prestam serviços na Vila Vicentina. “Não somos de grandes obras, mas pessoas que fazem pequenos trabalhos para o todo”. Atualmente cerca de 40 colaboradores, entre remunerados e voluntários fazem a entidade funcionar para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores.

Autor do Requerimento para o evento acontecer, Caramelo disse, mais de uma vez, que “é uma homenagem justa”. O vereador destacou também que “as coisas boas temos que valorizar”. O presidente do Legislativo fez questão de realizar a sessão na Vila Vicentina para que os moradores pudessem participar.

Mesmo diante da grave crise causada pela falta de repasses do governo do estado, o município mantém em dia o contrato com a Vila e o prefeito Leone Maciel disse que não faz mais do que a “obrigação”. O secretário municipal de Assistência Social, Paulo França, foi além e afirmou que o funcionamento da Vila “só é possível porque tudo aqui é feito com amor”.

A Câmara Municipal esteve representada em peso com vários vereadores. Milton Martins (PSC) classificou como “um dos trabalhos mais maravilhosos que já vi”. O parlamentar cobrou do prefeito que transforme em Projeto de Lei um Anteprojeto de sua autoria que trata do troco solidário em estabelecimentos da cidade para a Vila Vicentina. A resposta foi positiva e Leone falou que o texto será “um presente para a entidade”.

Fabrício Nascimento (PRB) lembrou de um trabalho social desenvolvido pelo gabinete no mesmo sentido e disse que luta para “humanizar o sistema de atendimento aos idosos”. Gilson Liboreiro (PHS) destacou que pesquisa recente mostrou que apenas 4% da população é voluntária. “Temos que aumentar esse número pelo menos para 10%”.

Para Rodrigo Braga “é importante que estejamos envolvidos”, disse o vereador que também é vicentino. O médico Ronaldo João reconheceu a importância do trabalho ao dizer que os idosos têm memória e que é preciso dar dignidade a todos. “Aqui é seguido o mandamento maior: amai-vos uns aos outros”.

Os vereadores Zé do União (PSL), Marli de Luquinha (PSC) e Renato Gomes (PV) também prestigiaram o evento e reforçaram a importância do trabalho realizado pela Vila Vicentina não só para os idosos moradores, mas também para o município. A entidade começou o trabalho em Sete Lagoas em abril de 1951 e o terreno foi doado a partir de um projeto do vereador Pedro Maciel que legislou na época.

Por ASCOM

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS