Profissionais da Secretaria de educação recebem capacitação em Libras

Profissionais da Secretaria de educação recebem capacitação em Libras

Os servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação iniciaram neste mês (6/10), o curso de capacitação em Libras. Na primeira aula os alunos receberam uma contextualização sobre a história da educação de surdos no mundo e no Brasil e tiveram o contato inicial com o alfabeto de libras.

O curso prosseguirá nas próximas semanas contando com o apoio do secretário Municipal de Educação, Gutembergue Ferreira da Silva, e a diretora de departamento da equipe pedagógica, Rita Martins.

Gutembergue ressalta a importância do curso: “Para o convívio social faz muita diferença. Com um simples cumprimento em Libras, quebram-se imediatamente as resistências.”

O curso é ministrado pela intérprete de Libras, Luciana Caldeira. O objetivo do curso é portanto, melhorar o atendimento público ao eficiente auditivo.

Técnicas superiores de ensino, recepcionista e estagiário do T.I da Secretaria Municipal de Educação, participaram do primeiro dia da capacitação para o atendimento ao público específico. De acordo com a determinação da Lei 10.436 de 2002, o decreto 5636 de 2005, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, os departamentos da administração pública devem viabilizar o tratamento diferenciado aos deficientes auditivos por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação, capacitando os servidores públicos municipais para essa função.

“É um curso voltado ao atendimento, para que, qualquer surdo que estiver no ambiente interno da prefeitura consiga se comunicar, para que ele não dependa de uma terceira pessoa para se fazer entender”, disse Leone Maciel.

foto divulgação

Informações:

veronicacosta.comunicacao@setelagoas.com.br

informativo@comunicacao@setelagoas.com.br

Sobre o autor

COMENTÁRIOS