Outubro Rosa: Prevenir é um ato de amor a si mesma

Outubro Rosa: Prevenir é um ato de amor a si mesma
A campanha Outubro Rosa surgiu há 27 anos nos Estados Unidos. O objetivo era divulgar informações a respeito do câncer de mama e orientar as mulheres a respeito da doença . Além disso a proposta buscava divulgar histórias de mulheres que tiveram a doença, enfrentaram e venceram. Você sabia que a doença também pode estar relacionada ao sedentarismo e obesidade? O auto exame e a mamografia são aliados de peso.
A ação é um convite a cuidar-se . Estar atenta aos sinais do seu corpo é super importante para detectar  e tratar  o câncer de mama. O diagnóstico precoce é primordial para o processo de tratamento e cura.
Programação do Outubro Rosa em Sete Lagoas
 
As unidades de saúde da cidade estão mobilizadas para garantir o acesso á mamografia por  mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Além desse público, tem prioridade mulheres que possuem familiares de primeiro grau com histórico da doença.
Especialmente durante o Outubro Rosa, essas pacientes serão levadas para o CEAE, onde o exame é a realizado, em um ônibus da Turi que foi plotado em homenagem à campanha. A empresa, mais uma vez, é parceira da Secretaria de Saúde no evento.
O transporte vai seguir um cronograma definido pela Secretaria de Saúde. No entanto, ao longo de todo o mês, o ônibus vai circular nas linhas regulares da cidade para reforçar a ideia da prevenção.
No dia 27 de Outubro, haverá a tradicional Caminhada do Outubro Rosa e do Novembro Azul . Para participar e ter direito à camiseta da campanha será necessário se inscrever pela internet. O link será divulgado em breve. Além da caminhada, os participantes poderão se divertir em um aulão do programa Saúde em Movimento e com show de música. O evento promovido pela secretaria de Saúde que estima a participação de cerca de três mil pessoas. As secretarias de Esporte e de cultura também são apoiadoras da campanha.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS