Frio motiva comerciantes de Sete Lagoas a criarem projeto de doação de roupas

Frio motiva comerciantes de Sete Lagoas a criarem projeto de doação de roupas

Projeto Varal Solidário faz sucesso em Sete Lagoas

Um projeto muito bonito e humanitário. Assim é projeto Varal Solidário, idealizado por comerciantes de Sete Lagoas.

Valter, do Hospital dos Dentes e Anderson, da Drogaria Sul Americana, tiveram a ideia de montar um varal, onde as pessoas pudessem pegar o que precisam ou doar o que puderem, de uma maneira simples e democrática.

O varal fica estendido próximo a Drogaria Sul Americana (Lassance Cunha, nº 130), no Centro da cidade de Sete Lagoas e permanece no local enquanto o frio persistir. As doações podem ser deixadas no Varal, no Hospital dos Dentes (fica em frente a Drogaria) e na Drogaria Sul Americana.

Valter de Deus, 25 anos, Publicitário e estudante de Odontologia, conversou com a equipe da Metropoli e contou a importância e o carinho que tem com esse projeto.

Ele começa citando uma frase que aprendeu com sua mãe e pela qual tomou a iniciativa de criar o projeto Varal Solidário: ” Viemos ao mundo para deixar legados e não sequelas.”

A intenção de ajudar começou devido ao frio que está fazendo e a quantidade de pessoas que não tem condições de se agasalhar. O argumento que Valter usou para convencer os lojistas a apoiar o projeto foi que a gente tem sempre uma peça de roupa sobrando dentro do armário e que pode ser doada. Mas aí surgiu a dúvida: Onde colocar, onde distribuir?

Por ser estudante e trabalhar, seu tempo é muito corrido, então decidiu fazer um varal, uma coisa livre, democrática, onde as pessoas podem pegar o que lhes serve e doar o que podem. Algumas pessoas não acreditavam que a ideia daria certo, pois pensavam que quem não precisa iria pegar as roupas. Valter afirma que isso é entre a pessoa e Deus e que cada um tem a sua consciência.

Satisfeito, ele conta que a movimentação tem sido muito boa e constante. De onde trabalha consegue ver o varal e se percebe que falta alguma peça, ele desce e vai repor. E em uma dessas reposições ele foi surpreendido por uma moça que passava pelo local. Ele conta que ela parou, observou, leu o cartaz, retirou o casaco que vestia e entregou a ele. Emocionado, ele fala que esse gesto de humanidade foi o auge e que a gente pode acreditar que existem pessoas boas no mundo.

Ele acrescenta que tem muita gente que reclama do governo, mas poucas estão dispostas a fazer. Então, ele como pessoa pensante, como idealizador, se sentiu na obrigação de criar algo que desse condições para que, de um lado as pessoas que querem ajudar e do outro, quem precisa; possam se beneficiar de uma forma simples e bonita. “Essa foi a ideia do projeto”, afirma.

Eles têm recebido muitas doações. Uma instituição que não tem mais assistidos, vai trazer doações para o Varal. E outra pessoa vai trazer mantas. Ele mesmo coloca suas doações no varal e acrescenta que não é típico pessoas doarem meias, então ele doou alguns pares. Valter se sente “a galinha dos ovos de ouro”, brinca ele. Pois conta que está sempre observando e organizando o Varal. As pessoas estão respeitando o espaço, o que não serve, elas colocam de volta, os pregadores, os cartazes, permanecem no varal.

O Varal Solidário permanece estendido 24 horas por dia, 7 dias da semana e vai continuar enquanto o frio persistir. Valter de Deus, filho de uma Dentista, como publicitário ele reforça a ideia de que, Publicidade é o ato de tornar pública a coisa. E que as coisas boas também devem se tornar públicas e fica muito feliz de ver que a mídia está ajudando a divulgar o projeto e que isso é importante. Ele ressalta: “Falta uma mídia (não só na nossa cidade, mas no país) que divulgue coisas boas. Porque existem muitas pessoas boas que fazem projetos que ajudam outras pessoas e por não ter visibilidade, acabam desanimando”. Ele comenta que vendo a repercussão do Varal, já tem outras ideias para ajudar mais pessoas. O desejo dele é que mais comerciantes e pessoas em geral copiem sua ideia e montem o Varal Solidário em outros locais. Inclusive, na porta de sua casa ele entendeu um varal, e todo dia pela manhã precisa repor as peças, orgulhoso do resultado, ele finaliza.

Colabore com essa bela boa ação.

Por Sheila Amorim, da Redação.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS