Inauguração da Estação de tratamento de Água em Funilândia

Foi inaugurado hoje um dos empreendimentos mais importante da história de Sete Lagoas. Trata-se da das obras de captação e construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Funilândia.

Situada a 15 km de onde vai captar água do rio e a outros 13 km de distância de Sete Lagoas, consiste na captação de água superficial do Rio das Velhas para o abastecimento do município. O sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo, o que equivale a 30 mil litros por minuto.

O novo sistema irá garantir o abastecimento da cidade por mais 20 anos. Captada do rio e transportada até a ETA, a água, antes de ser encaminhada para os reservatórios em Sete Lagoas, passará por processos de floculação, decantação e filtragem. Já tratada, a água cristalina chegará a Sete Lagoas depois de passar por 13 km de adutoras.

Foram construídos ainda 12 reservatórios com capacidade total de 7.250m³, ampliação e redimensionamento de três estações elevatórias e construção de 34.683 metros de adutoras e subadutoras. Esta obra irá se integrar ao sistema de captação de água do Rio das Velhas.

Para o prefeito Marcio Reinaldo esta obra foi a realização de um sonho, uma vez que as discussões sobre ela são bastante antigas. Com o abastecimento superficial o lençol freático será recomposto com mais facilidade. “É uma alegria muito grande saber que o nosso sonho da ETA vem se tornando uma realidade. Desta forma, além de manter o nosso abastecimento, estamos caminhando rumo à auto sustentabilidade neste âmbito”, afirmou.

estação

Sobre o autor

COMENTÁRIOS