Inscrições abertas para castração gratuita de cães e gatos em Sete Lagoas

Inscrições abertas para castração gratuita de cães e gatos em Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – abre, a partir desta segunda-feira, 15, as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O cadastro para esterilização de cães e gatos deverá ser feito mediante preenchimento e envio de formulário eletrônico (abaixo) disponível no site da Prefeitura. As solicitações serão avaliadas pela equipe responsável e, se aceitas, o solicitante deverá aguardar o contato da equipe do CCZ para agendamento. O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda. Cabe ao solicitante acompanhar o andamento de sua solicitação no site.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, o Município implantou o serviço de esterilização de cães e gatos desde julho de 2020 para o controle populacional. Ela aponta os benefícios da esterilização. “Os animais ficam mais calmos, reduz o risco de fugas e atropelamentos e a incidência de brigas. Em fêmeas, elas não terão mais problemas reprodutivos como gestações indesejáveis, doenças no útero e ovários, além de reduzir a incidência de tumores de mama. Nos machos, reduz o risco de câncer de próstata e câncer nos testículos”, afirma.

Contra indicações
Para serem submetidos à esterilização, os animais devem ter no mínimo seis meses e no máximo sete anos. Além disso, O CCZ não realiza esterilização em animais idosos; cadelas acima de 15 quilos; em animais com lesões cutâneas, epilépticos e obesos; em animais no cio ou em gestação avançada. “Se a cadela ou gata estiver no cio, deve-se aguardar pelo menos 20 dias após este período. Em caso de gestação recente, deve-se aguardar pelo menos 60 dias após o parto”, explica Patrícia Silveira.

Ela lembra ainda que o CCZ também não realiza castração em cães e gatos braquicefálicos e com alterações genéticas que tornem o procedimento anestésico arriscado. “As raças mais populares que têm essas condições são, entre os caninos, as raças shi-tzu, bulldog inglês, bulldog francês, pug, boxer, pequinês, boston terrier, dogue de bordeaux, lhasa apso, sharpei, Staffordshire bull terrier e Yorkshire terrier. Já entre os felinos, é a raça persa”, completa.

Para fazer o cadastro gratuito online, acesse: http://zoonoses.setelagoas.mg.gov.br/cadastro.php .

Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (31) 3771-5796 ou e-mail controlepopulacionalccz.saude@setelagoas.mg.gov.br .

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS