Os números de doações de sangue em Sete lagoas preocupam.

Na semana anterior (30/05), houve uma queda na coleta de sangue de aproximadamente 40 % em relação à semana do dia 23/05. Isso porque os meses que registram uma queda nas temperaturas geralmente acabam impactando e causando também uma queda no número de candidatos a Doação Voluntária de Sangue visto que as doenças virais e respiratórias acabam aumentando. Mas o problema não é recente: esse período difícil teve origem com a propagação dos vírus da Dengue, Zica e Chikungunya.

A Fundação Hemominas de Sete Lagoas ressalta que houve um déficit em todos os tipos sanguíneos, mas o grupo A negativo tem demonstrado o maior número de queda.

Ao contrário do que muitos pensam a doação de sangue não aumenta o volume sanguíneo, não engrossa ou afina o sangue, a pessoa não engorda e nem emagrece por esse motivo.

O sangue é um “remédio” diferente dos outros: não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia – somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humana. A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes etc. Além disso, alguns pacientes – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – precisam, constantemente, de receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

Para se tornar um candidato a doação voluntária de sangue é simples: basta ter saúde, responsabilidade, e, principalmente, solidariedade.

São coletados aproximadamente 450 ml de sangue, procedimento que demora poucos minutos. Esse volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição.

Sobre a Hemominas

A Fundação Hemominas tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e também a dos pacientes que irão receber a transfusão. Para isso, seguem as legislações vigentes do Ministério da Saúde (MS). Os doadores são selecionados apenas se estiverem em boas condições de saúde, portanto, a doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e o material utilizado é descartável, não tendo risco de contrair doenças durante o procedimento.

Para saber as condições para se tornar um candidato à doação de sangue acesse o site: www.hemominas.mg.gov.br.

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS