Endereço Residencial ou Endereço Virtual, descubra qual é o melhor para o seu MEI

Endereço Residencial ou Endereço Virtual, descubra qual é o melhor para o seu MEI

Hoje em dia, muitos empreendedores que possuem registro como MEI (Microempreendedor Individual) trabalham em casa em várias atividades, por exemplo, negócios digitais. Isso significa que a prestação de serviços ou venda de mercadorias é realizada totalmente à distância.
No entanto, embora não seja necessário dispor de um local para receber os clientes, na formalização do seu MEI, mesmo trabalhando de casa você tem que informar um endereço e muitos não abrem o MEI por causa disso. Então, é válido contar com um endereço virtual. Isso irá facilitar questões burocráticas, transmitir mais profissionalismo e possibilitar o acesso a uma estrutura capaz de ajudar no crescimento do negócio.


Mas, o que é endereço virtual?

Endereço virtual é um serviço oferecido por empresas especializadas, como parte de um plano de escritório virtual. É encontrado em coworkings e outros tipos de escritórios compartilhados.
Ao contratar, você pode usar o endereço do local como domicílio fiscal para usar no seu registro como MEI, mesmo que sua empresa não funcione lá. Outra função do endereço virtual é o uso para fins comerciais, geralmente tem pacotes com vários serviços como usar o espaço para fazer reuniões com seus clientes, caso for preciso.
Isso é porque para se tornar MEI é preciso realizar um cadastro no Portal Gov.br, do Governo Federal, no qual são pedidos diversos dados, entre eles o endereço residencial e o comercial (local onde a atividade será realizada).
E muitos como eu disse no começo muitos não gostam de usar o seu endereço residencial como comercial. Esse endereço fica a mostra para todos que consultarem o seu CNPJ.


Tem uma outra questão que é: dependendo da atividade exercida, o microempreendedor pode usar apenas seu endereço residencial, desde que não envolva a movimentação de pessoas, produtos químicos, odores ou ruídos. Afinal, essas questões podem gerar transtornos aos vizinhos, principalmente em condomínios.


Entretanto, mesmo quando a atividade pode ser registrada com endereço residencial, a contratação do serviço de endereço virtual é interessante. Lembrando que isso inclui também as empresas digitais, porque, mesmo com o avanço da tecnologia, existem pontos em que uma estrutura física continua tendo relevância.
Lembrando que o endereço virtual é contratado em uma empresa que vai gerar um valor a ser pago.


Qualquer dúvida estamos a disposição!

Por Cristiane Natiele Contadora, proprietária da CN Consultoria e Assessoria Empresarial . Especialista em MEI.

Instagram: @meisimpless

Atendimento: Rua Dr Pena, 314 – Sala 5/2° Andar – Centro – Sete Lagoas/MG (Dentro da Galeria Santo Antonio)

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS