MULHER DO ANO 2024 : LÉIA RIBEIRO

MULHER DO ANO 2024 : LÉIA RIBEIRO

Léia Ribeiro Macedo é Empresária, Proprietária da Mater Clínica e Psicóloga clínica há 12 anos.   Especialização em Terapia Sistêmica. MBA em
Administração e Finanças pela PUCRS. Mestranda em Psicologia Clínica e Saúde pela UFP – Portugal, e continuamente buscando apreender os conceitos centrais da teoria psicanalítica.    
Com uma extensa bagagem profissional, ela se destaca em sua área de atuação.  O incentivo para o Empreendedorismo veio logo cedo, da família. Ela conta conta que seus pais eram empreendedores natos, como forma de sobrevivência, em princípio. O exemplo a levou a empreender cedo, aos 9 anos trabalhando como babá para ajudar nas despesas da casa. Aos 14 trabalhava como balconista de mercearia e tempos depois abriu o próprio comércio, além de assumir a gerência e administração financeira da Limpec Tele Caçambas. Em 2008 tornou-se sócia da Limpec onde contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da empresa. 

“Com a reestruturação do quadro societário da Limpec me tornei sócia, e desde então, não paramos de crescer. Abrimos filiais, adquirimos mais empresas, com o passar dos anos, tínhamos consolidado um grupo empresarial. Foram quase três décadas de aprendizado, desafios, vitórias, parcerias e conquistas. Sou grata a todas as pessoas que viveram comigo essa trajetória, as tenho em meu coração. Gratidão eterna á Brenio Abreu, pela confiança e oportunidade que impulsionou meu desenvolvimento profissional.” Explica Leia.

Durante algumas décadas se dedicou como sócia e diretora de empresas, e se desdobrada para conciliar o tempo com o trabalho como Terapeuta. Decidiu abraçar e dedicar-se inteiramente ao que ama. Assim, ao lado da irmã Nelcy, abriu a Mater Clínica, um ambiente projetado para oferecer atendimento médico e psicológico, valorizando cada indivíduo.”Me dei conta que precisava aprender administrar melhor minha vida, alterar minhas prioridades e reforçar meus propósitos. Calculei os riscos e fui… e deu certo! Eu e minha Irmã Nelcy, estamos realizando um grande sonho. Acabamos de inaugurar a Mater Clinica.
Para nós, cuidar vai além do tratamento. Nosso compromisso é promover o bem-estar integral, cuidando do corpo e da mente, assegurando atendimento humanizado e especializado para cada paciente.”

Conheça mais sobre esta profissional na entrevista abaixo:

Como o seu trabalho impacta a vida do seu cliente no dia –a – dia?
“Por mérito das Psicologias, atrevo dizer que terapia é o melhor presente da vida e para a vida. Há mais de um século, Freud descobriu algo importante sobre isso e continua prevalecendo; para curar a dor da alma, realmente a ciência moderna ainda não inventou melhor remédio que a fala. Estamos vivendo em tempos voláteis, isso gera sofrimento, e dores psíquicas podem se transformar em dores físicas. A clínica revela isso, cada vez mais, as pessoas estão fazendo sintomas como forma de defesa. Por isso a importância das Psis, (psicoterapias e terapias analíticas). Sintomas carregam histórias, e essas histórias precisam ser recontadas, redefinidas e ressignificadas. A terapia é isso, é apostar na palavra, e por mais difícil ou insuportável que seja o trabalho de nomear, de colocar palavras no lugar daquilo que você experimenta, FALAR ainda é o único recurso que a gente tem para conseguir ter uma posição frente as nossas experiências, e assim diminuir o sofrimento, reduzir sintomas, diluir a angustia.”

Para você o que significa ser uma profissional de sucesso?
“Acredito que a definição de sucesso vai além da dimensão material, física ou financeira, obvio que isso também é necessário e importante, mas para mim, satisfação e realização vão além. Há dois anos, quando decidi mudar o rumo da minha vida as empresas estavam bem estruturadas e financeiramente saudáveis. Se fosse considerar apenas essas três dimensões, eu poderia ficar colhendo os resultados. Mas só isso já não me satisfazia. Somos seres de desejos, e o desejar é que nos permite continuar existindo, negar isso, pode sair muito caro psiquicamente falando. Eu amo clinicar e ver os benefícios que o meu trabalho promove na vida das pessoas. Ser psicóloga é minha missão, estou à serviço da vida. Agora sim, me considero uma profissional de sucesso.”

O que você considera a maior (ou grande) conquista da sua vida e/ou carreira até hoje?
“Sou grata e me gratifico por cada uma de minhas conquistas, independentemente do tipo, tamanho ou época. Na esfera pessoal, considero minha maior conquista é ter o amor, o respeito e a admiração em minha família e amigos. No campo profissional a maior conquista foi a graduação em Psicologia e abrir o meu consultório. Este sempre será o marco de sucesso para mim. A psicologia mudou a minha vida para melhor. Gratidão ao meu orientador, o Doutor Valcir Farias.”

Cite uma profissional de sucesso que inspira e por que.
“Ai que “in justeza” rsrs tenho vários profissionais maravilhosos que admiro e me são referências. Vou citar pelo menos três nomes de pessoas estão intimamente ligadas as minhas realizações pessoal e profissional.
– Minha psicoterapeuta Brígida, com quem descobri que para mudar qualquer coisa em minha vida, eu precisava primeiro aprender olhar para dentro, falar, e escutar meu mundo interno a partir da minha própria narrativa. Obrigada, Brigida, foi um longo percurso, mas valeu a pena. É libertador…
– Nelcy Ribeiro Psicóloga – Minha pessoa, minha amada irmã e também fonte de inspiração e motivação. Amo nossas caminhadas pela vida. Estou sempre aprendendo com ela.
– Rozália R. Campolina, Psicóloga Sistêmica e Formadora. Um privilégio conviver com esse ser iluminado durante minha especialização em T. Sistêmica. Laços afetivos e profissionais continuados…”

Um ensinamento ou lema que leva para a vida.
“Há muitos anos li algo que adaptei e levo pra vida porque define bem a minha premissa. Existe tempo para sonhar, existe tempo para planejar, existe tempo para se preparar, mas igualmente existe um tempo para tirar os planos da gaveta e de algum modo começar…Eu chamo isso de desejar. Viver não é fácil, o tempo todo somos convocados a fazer mudanças, sentimos medo, por vezes pensamos em recuar ou desistir, somos convocados a lidar com a frustação entre idealização e realidade.
Mas posso dizer; vale muito a pena viver. Nunca teremos tudo que queremos, quando queremos, e (ainda bem), porque é justamente na FALTA, que podemos desejar.”

Deixe uma mensagem para nossos leitores.

“Fica um convite. Vamos “CUIDAR DO NOSSO JARDIM INTERIOR. É LA QUE AS SEMENTES MORAM”. Obrigada a revista FANZINI pela homenagem e pelo lindo trabalho de validação de profissionais que se ocupam em colocar excelência e qualidade naquilo que fazem.” Finaliza.

Endereço de atendimento: Mater Clínica

Rua Belmira Correa, 270 – Bom Jardim Sete Lagoas
Contato: (31) 3774 1398  

Categories: Destaque, Fanzini, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS