Vai construir ou reformar ? Saiba a importância de contar com um arquiteto

Vai construir ou reformar ? Saiba a importância de contar com um arquiteto

Para segurança e bom retorno do investimento, ao construir ou reformar, é muito importante contar com um profissional de arquitetura. Ele está apto a realizar o projeto, verificar a viabilidade da obra e orientar o cliente quanto às escolhas e decisões importantes de cada etapa.

Na matéria exclusiva de hoje, o Arquiteto Urbanista Gabriel Marinho, Especialista em Gestão em Construção Civil, dá dicas essenciais para quem quer construir ou reformar com segurança. Confira:


“Cada profissão tem uma função. A da arquitetura é principalmente transformar o espaço para o uso humano. Um profissional da área pode te dar suporte em planejar e antecipar o resultado esperado, maximizando chances de sucesso e alcance da demanda, minimizando erros e frustrações. É um caminho técnico e racional, que conta muito,  para atender o lado do desejo e do sonho. O projeto de arquitetura é essencial. Nele, não podem faltar técnica e empatia. Técnica para garantir conforto, salubridade, integridade, segurança e funcionalidade. Empatia para se colocar no lugar do cliente e dar vida ao sonho/objetivo que tem um significado especial só pra ele.” Explica o profissional.

Outro fator importante é o estudo de viabilidade. Saiba o que é e por que é importante:

 “Se  trata de uma antecipação de cenários, de um desejo de investimento. Serve para projetos comerciais ou residenciais. É mais ou menos assim: ao invés de investir 100% e correr o risco de algo dar errado (não ser rentável ou não ter capital para investir) você investe na fase de projeto (cerca de 5-8% do valor total) e estuda a viabilidade (se vai ser rentável ou estar no orçamento, por exemplo). Esse estudo te ajuda a tomar a decisão com mais chances de sucesso. É uma prática comum em empresas e clientes que trabalham com alto nível de organização.” Conta Gabriel.


Gabriel Marinho começou a atuar no mercado de Belo Horizonte, onde se estabeleceu inicialmente e ainda atua ativamente. Seu escritório em Sete Lagoas conta com muita demanda de casas, lojas, reformas e prospecções de grande porte.


“Me formei em 2007 pela PUC/MG em Arquitetura e Urbanismo. Me especializei em gestão estratégica em construção civil, para melhorar meus conhecimentos na gestão executiva das obras dos projetos, também. A Arquitetura é muito ampla. Tive o privilégio de sempre atuar na área de projetos, que é a principal demanda. Interiores, reformas, casas, lojas.. por aí vai. Nos últimos anos aumentaram demandas por projeto, estudos de viabilidade e a administração da obra junto ao projeto. Mas sempre tendo o projeto como protagonista da atuação.”

Gabriel  Marinho  
Arquiteto Urbanista –  CAU 53269-0
Foto: Helenilton Pinheiro


Dica do Profissional

“Planeje antes de executar e coloque seus sonhos no papel, mesmo se não for executar agora. No papel fica muito mais fácil entender quais escolhas precisa tomar para alcançar o objetivo que almeja. A Assessoria profissional muda tudo. Conte comigo para suporte na realização do seu projeto, seja pessoal ou profissional.”


Expectativas e novidades: 

“No momento, o foco do escritório está em ampliar a capacidade de atendimento e pra isso o estamos reformando. A etapa seguinte é ampliar nossa divulgação e ajudar o máximo de pessoas possível a ter mais qualidade de vida através da arquitetura.” Finaliza.

Gabriel  Marinho  Arquiteto Urbanista –  CAU 53269-0

Especialista em Gestão em Construção Civil
Projetos arquitetônicos, de interiores, estudos de viabilidade e gestão/administração de obras.


Contato:  (31) 9 8608 2057
Endereço de atendimento: Rua Goiás, 338, Boa Vista (agendamento por WhatsApp ou telefone)

Facebook: Gabriel Marinho Costa
Instagram:  @gabrielmarinhocosta 
Site: www.gabrielmarinho.com

Fotos por : Helenilton Pinheiro

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS