5 ações para afiar seu cérebro em 2018

5 ações para afiar seu cérebro em 2018

#1 DURMA

Primeiro fato que devemos tratar com mais cuidado é com relação ao cérebro, ele precisa dormir! Nós’’ homo sapiens’’ evoluímos como seres circadianos (Ritmo circadiano).

Estamos destinados a adormecer (em uma ótima posição de dormir, se possível), precisamos procurar um local para dormir quando o sol se põe, porque despertaremos quando o sol nasce( a melatonina controla esse processo).

Embora a sociedade e a cultura modernas tenham limitado   ( muito )a nossa capacidade de respeitar esse ritmo circadiano, se tornando inclusive para alguns uma “diferenciação de mercado” , o cérebro ainda precisa se manter saudável, pois o sono é o maior regenerador do nosso corpo.

Devemos simular esses ritmos  circadianos da melhor forma possível!

  • À medida que o sol se põe, em especial entre os horários de 20h a 21h nosso corpo começa a produzia a melatonina , hormônio responsável pelo controle do sono, permitindo que seu corpo e mente iniciem a preparação para o sono.
  • Para otimizar a chance de você  ter um sono reparador  e de qualidade, BIOHACKERS sugerem,tentar tomar um banho quente, ou mesmo preparar um chá de camomila , usar a tintura de valeriana ou mesmo buscar uma meditação. Uma questão interessante diz respeito ao ato de despertar no meio da noite, não se preocupe, porque evolutivamente, acordamos de noite e às vezes, ‘’socializamos’’ com os vizinhos, ou mesmo ‘’procriamos’’.
  • A chave mais complexa esteja no fato de não permitir que você ou mesmo alguém a sua volta, crie uma ansiedade dentro e  atrapalhando o seu corpo eventualmente de voltar a dormir.
  • Busque sair para a luz pela manhã entre as 6:00 da manhã e 10 horas por 20 minutos por dia, isso é benéfico por estimular a produção da vitamina D. Durante essas horas, o sol está em um ângulo tal que os olhos percebem a luz e sinalizam o cérebro que é o começo de um novo dia, cortando a produção de melatonina em seu corpo.
    • Outra questão fundamental é o café da manhã saudável, pois é outro meio pelo qual nós deixamos o corpo saber que é o começo de um novo dia, e nós alimentamos nossos nutrientes densos do corpo para iniciar a miríade de reações bioquímicas que ocorrem cada dia em cada célula.

     

    #2 EXERCITE

    Nossos corpos devem estar em movimento, desde da época da minha graduação venho alegando tal afirmação. Claro que essa questão de movimento não significa necessariamente  que você deve correr maratonas ou escalar o Monte Everest. Mas, no mínimo você tem que buscar andar, andar de bicicleta, se alongar, dançar. Enfim é necessário aumentar sua frequência cardíaca  em pelo menos 30 minutos por dia, de preferência próximo da natureza.

  • Seja consciente de sua postura várias vezes ao longo do dia, fique de olho na sua coluna vertebral (demoramos anos para que evoluíssemos na posição ereta). Você sabia que corrigir sua postura, ajuda a conexão entre partes do seu corpo ao seu cérebro.
  • #3 ALIMENTE SUA CÉLULASTodas as células do nosso corpo em especial do nosso cérebro desejam a nutrição correta, fornecida pelo  nosso mundo . Porém atualmente nossas refeições estão em sua maioria com excesso de alimentos processados, Idealmente o que precisamos  na nossa dieta  são mais alimentos naturais e menos processados. Minha sugestão é que devemos evitar qualquer coisa que seja pró-inflamatória e formadora de ácido no nosso organismo, incluindo produtos lácteos, açúcar, carne e carboidratos simples.

    Uma receita de energia para começar seu dia e potencializar suas células cerebrais com o que eles precisam depois de um jejum intermitente durante a noite é um suco feito de : açafrão, gengibre, pepino, limão e perâ . Adicione algumas gotas de tintura de ashwagandha para um impulso de cura adaptogênico.

    #4 FAÇA SUPLEMENTAÇÃO

    As plantas  ao contrário dos enlatados podem ajudar a manter a integridade e a função de nossos neurônios, as células do cérebro. Eu pessoalmente  comecei a gostar de  Boswellia e Rhodiola .

    Boswellia demonstrou reduzir a inflamação, e a Rhodiola demonstrou reduzir os efeitos do glutamato, um neurotransmissor excitatório. Outros suplementos potentes incluem os da classe antioxidante, como a N-acetilcisteína, as classes antimicrobianas, como o tomilho e o ácido alfa-lipoico, que podem ajudar a ativar a regeneração neuronal.

    #5 MEDITE

    Os estudos demonstraram repetidamente que as sessões de meditação podem e vão reduzir (e potencialmente até parar) a atrofia, um termo que descreve o processo de perda de tecido cerebral, eu especialmente comecei a meditar, por ser uma estratégia biohacking barata e que traz resultados rápidos A meditação pode aumentar a força da interferência entre células cerebrais e pode, em alguns casos, aumentar o volume de tecidos cerebrais, especialmente em áreas como o hipocampo, o que é importante para a função da memória. Estes são  alguns dos meus cincos dos meus favoritos, mas existem outros que são tão importantes quanto a nossa jornada de vida. Esteja atento, esteja presente, seja gentil, fique contente, sorria para o sol e tente coisas novas. O cérebro é um órgão especial e merece respeito. Para quem somos nós sem ele?

    Quer melhorar sua performance com a FILOSOFIA BIOHACKING ? Acesse  minhas redes nesse link abaixo e baixe o meu E-book :

    linktr.ee/tiagogpereiraoficial

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS