Quem é MEI precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem é MEI precisa declarar o Imposto de Renda?

Chegamos na época de fazer a declaração imposto de renda pessoa física, o prazo se inicia no dia 07 de Março e termina dia 29 de Abril. Muitos Micro- empreendedores Individuais ficam na dúvida se tem que fazer a declaração IRPF.


E Sim!


O responsável pelo MEI é obrigado a declarar o IRPF – Imposto Renda Pessoa Física -, caso seus rendimentos do ano-base estiverem acima de R$28.559,70, como definido pela Receita Federal.


Já como MEI, é necessário fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, a DASN-SIMEI e adicionar esse documento na declaração do Imposto de Renda, caso vá fazer. Nesse caso, a DASN vai ser mais um dos documentos a serem incluídos.


Na hora de fazer o Imposto de Renda é preciso saber se os rendimentos estão acima do valor mínimo, R$28.559,70 como falamos acima.
A conta deve levar em consideração os ganhos, gastos e também o setor que o MEI atua, pois parte do lucro é isenta de impostos, ou seja, não entra no cálculo. E essa parte muda de acordo com a área de atuação.
Se eu tiver outra fonte de renda além do MEI, você não precisa fazer outra declaração.


Todos os rendimentos do ano devem ser adicionados na mesma declaração. Ou seja, caso tenha outros ganhos fora os que são originários do MEI, eles também devem ser apresentados. Não deixe de incluir todos os seus rendimentos na declaração para que você não caia na malha fina da Receita Federal.


Fique atento para não perder o prazo da entrega!

Cristiane Natiele é Consultora Empresarial Especialista em MEI.
Criadora e Mentora Curso MEI SIMPLES.

Contato: 9 9645-8351
Instagram: @meisimpless

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS