Mudanças na oncologia do HNSG

Mudanças na oncologia do HNSG

O Serviço de Oncologia Clínica do HNSG continua atendendo normalmente todos os casos de câncer para o qual é habilitado.

 

As mudanças ocorridas foram nos atendimentos aos pacientes para os quais não há credenciamento, dentre os quais a hematologia, objetivando o cumprimento à nova Deliberação CIB-SUS/MG nº 2786, de 24 de Setembro de 2018, na qual os Serviços de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) foram solicitados a executar apena os serviços que estão habilitados pelo Ministério da Saúde, conforme se extrai do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (http://cnes.datasus.gov.br/…/habilitacao/3167202206528).

 

Os custos com os tratamentos dos pacientes cujo o HNSG não é credenciado e que configuram casos de extrateto, desde 2016 não são pagos pelo Governo de Minas Gerais. Levando em consideração a atual situação econômica em que se encontra o HNSG, a prestação do serviço sem ressarcimento do Governo ficou inviável.

 

A Região de Saúde de Sete Lagoas é pactuada com a região de Saúde de Belo Horizonte para o Serviço de Hematologia, motivo pelo qual todos os 37 pacientes que estão em tratamento no nosso serviço estão sendo transferidos. Ressaltamos que nenhum paciente em tratamento será desassistido até que o mesmo esteja acolhido em nova instituição.

 

Foi elaborado um Plano de Ação para o acompanhamento da transferência destes pacientes pela equipe técnica da Oncologia do HNSG. Lembramos ainda que o valor pago mensalmente para custeio do Serviço de Oncologia Clínica apresenta um extrapolamento médio de 115% do montante contratualizado.

 

Reforçamos que várias medidas administrativas estão sendo tomadas pela atual gestão do HNSG, de modo a buscar condições ideais de trabalho aos colaboradores e melhora na qualidade do atendimento aos pacientes, dentre as quais: Adequações de salários, cortes gerenciais e correção das distorções, dentre outras. Acreditamos que, com tais medidas, vamos conseguir em breve superar esse difícil momento.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS