Parlamento Jovem da Câmara acerta mais uma vez e emplaca nova lei municipal

Parlamento Jovem da Câmara acerta mais uma vez e emplaca nova lei municipal

Cada vez mais consciente e atuante em causas sociais, o Parlamento Jovem da Câmara Municipal conseguiu que mais um texto de Anteprojeto fosse transformado em Lei municipal. O texto da vez “institui a semana municipal de combate a homofobia e transfobia no calendário de Sete Lagoas”. A Lei 9.043 foi sancionada em 17 de abril.

A iniciativa tem autoria conjunta dos vereadores jovens Náthaly Fernandes, Guilherme Alexandre e Bianca Bondesan que ficou surpresa com a sanção do texto que ajudou a formatar. “Não achei que seria aprovado nesse momento de pandemia. Recebi a notícia de surpresa e fiquei muito feliz. Quero ajudar o mundo a ser um pouquinho melhor. Com mais aceitação, amor e menos julgamento”, comemora Bianca.

Militante na área LGBT em Sete Lagoas, a jornalista trans Bárbara Dias classifica como “revolucionária” a lei que teve origem no Parlamento Jovem. “Só quem já viveu algum tipo de intolerância ou violência é que pode falar da importância dessa lei. Vai revolucionar nossa cidade, vai trazer garantia de reconhecimento cidadão para essa comunidade tão sofrida e que luta tanto por direitos”, acredita Bárbara.  

Uma das autoras do projeto, Bianca sabe que ainda há muito o que fazer pela população LGBT, mas reconhece que a lei foi um marco importante. “Mesmo que seja um ato pequeno torço para que faça a diferença na vida de alguém. Quero que todos da comunidade LGBT saibam que tem pessoas preocupadas e lutando por eles” avisa.

O presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PP), se orgulha da conquista alcançada pela segunda turma do PJ. “A gente fica muito satisfeito de mais um APL do Parlamento Jovem se transformar em lei. Que tenhamos consciência desse tratamento igualitário entre as pessoas como prevê o texto da lei”, prega. Caramelo informa, também, que estão em fase final os testes para que as reuniões do PJ sejam retomadas no modo virtual, no mesmo molde como acontece com os vereadores.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS