Exposição “As Três Dimensões Dos Criadores”

Exposição “As Três Dimensões Dos Criadores”

Mostra dos Irmãos Mamedes chega ao Centro Cultural SESIMINAS Belo Horizonte

O Centro de Convivência Venda Nova, equipamento da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS, convidam o público para a exposição:  As três dimensões dos criadores,com obras dos irmãos Mamedes.  A mostra fica aberta para visitações do dia 16/05 a 16/06 e a entrada é gratuita.

A exposição As três dimensões dos criadores integra as atividades comemorativas do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dia 18/05. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Seus objetivos principais são a proposição de mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental no Brasil e o questionamento das relações de estigma e exclusão social dos cidadãos com sofrimento mental.

As três dimensões dos criadores

Carolina, Gabriel e Ismael Mamedes frequentam, há um ano e meio, a oficina de desenho no Centro de Convivência Venda Nova, como parte do tratamento na Rede de Atenção à Saúde Mental da PBH/SUS. Realizaram, no ano passado, sua primeira exposição “Universo Personas” na Galeria  Rosimeire Silva do Centro de Convivência.

Autodidatas e extremamente focados, os três irmãos tem o desenho no centro de sua rotina. Com apoio dos pais, mantém uma produção intensa com uma média de 10 trabalhos por dia e mais de 1000 desenhos já produzidos. Seus trabalhos geralmente são feitos em grandes formatos com giz de cera e apresentam composições sofisticadas com uso de angulações, perspectivas e dinamismo, frutos de muita prática e observação.

Os irmãos têm como referência comum a cultura pop, interessados nos personagens e lançamentos da Marvel, além de cartoons, charges e jogos. Cada qual, organiza um repertório imagético próprio, universos com personagens, personas e guardiões do amanhã (nas palavras dos irmãos).

Universo Personas – Ismael Mamedes 

Ismael lida com seus desenhos como filhos. Cria, a partir da própria imaginação, personagens inusitados, em sua maioria gigantes que extrapolam o espaço da própria folha de papel. Depois de um planejamento de formas e cores, desenha até com o papel de cabeça para baixo com muita segurança e agilidade. Com angulações e perspectivas inusitadas, surgem titãs, mantícoras, budas, leviatãs, craquens, bárbaros, caos. Fala de irmãos Arco-íris, que trazem água e vida; do Deus Ganso e outros personas como Malícia Fome; das fêmeas duronas e dos seres com fome de universo

“Existe só um universo que é nosso. Todos os universos de personas”, afirma Ismael, de 22 anos. 

INFORMAÇÕES

Exposição “As Três Dimensões Dos Criadores” 

Abertura:
 21 de maio de 2019
Horário: 18h às 21h
Período: 16/05 a 16/06
Local: Galeria de Arte SESIMINAS Endereço: Rua Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia – BH / MG
Informações: (31) 3277-5499 – Centro de Convivência Venda Nova (31) 3241-7181 –  Galeria de Arte SESIMINAS
Entrada Gratuita

Atividades paralelas

Galeria:
11 de junho: 15h -Bate papo com irmãos Mamedes

Teatro de Bolso
11 de junho 16h-Apresentação cênico-musical: Nós, o rei e as estrelas
13 de junho, 19h30 -Show Trem Tan Tan

Carolina Mamedes
Gabriel Mamedes
Israel Mamedes
Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS