Mulher do Ano 2019: Valéria Andrade

Mulher do Ano 2019: Valéria Andrade

Valéria Andrade

Graduada em Jornalismo pela UFMG –
Com especialização em Jornalismo de Moda; é Consultora de Imagem, Visagista e Analista de Coloração Pessoal
Casada com Roney Abreu

FANZINI: As mulheres vêm conquistando cada dia mais espaço na sociedade, em todos os sentidos. Como você, enquanto mulher e profissional, acredita que pode contribuir para que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas?

VALÉRIA ANDRADE: Como Consultora de Imagem, minha clientela é em sua maioria feminina. É um trabalho de transformação! Envolve processos de autoconhecimento, reconhecimento do estilo pessoal e definição de metas e objetivos. Essa é a base para revelar uma Imagem Pessoal que traduza toda a essência daquela mulher! Tudo isso impacta diretamente na progressão profissional da cliente. Potencializa suas competências quando a sua imagem passa a mensagem coerente de quem Você verdadeiramente é!

FZ: Cite um momento de destaque, em que você sentiu orgulho de ser mulher.

VA: Não teria um único momento específico. Mas cada vez que assisto a uma mulher assumir um dos mais altos cargos de liderança na política sinto um imenso orgulho de ser mulher!
Ângela Merkel, chanceler da Alemanha; Thereza May, primeira-ministra da Inglaterra; Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile – são alguns bons exemplos. Assim como tantas outras mulheres que estão à frente de grandes empresas… Elas são uma inspiração para todas nós, pois mostram que é possível sim “chegar lá”! Também mostram, com o seu sucesso, que mulheres são tão competentes quanto os homens para assumir cargos de liderança – desde que tenham preparo, empenho e oportunidade.

FZ: Uma mulher importante na sua vida (ou mais mulheres) e porque (?)

VA: Minhas família é grande! E cheia de mulheres muito importantes na minha formação. Minha irmã Cláudia, minhas queridas tias, primas e cunhadas! Mas minha Mãe é a principal referência! Além dos motivos óbvios e clichê, que nem por isso são menores, minha mãe foi a 1ª mulher da família dela a se formar num curso superior, também a 1ª a ir para o mercado de trabalho e conciliar a vida de esposa e mãe com o de pedagoga. Hoje pode não parecer “um feito”, mas para as mulheres da geração dela certamente foi! Porque foi a geração dela que lutou para que as mulheres também tivessem o direito ao ensino superior e a ter sua independência financeira. Como mulheres, ainda temos muito a conquistar para termos igualdade de gêneros, mas tudo começou com mulheres como a minha mãe e tantas outras, as quais merecem nossa gratidão – por abrir caminhos, e também como inspiração para nos empenhar e atentar para a conquista da liberdade de ser quem quisermos ser.

FZ: O que você considera a maior (ou grande) conquista da sua vida e/ou carreira até hoje?

VA: Estou com 38 anos e não posso dizer que tive uma carreira linear… (risos) Acredito que a primeira grande conquista foi a do Diploma de graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG ( a realização de um sonho de estudante). Mas comecei minha vida profissional como cantora ainda na adolescência e aos 24 anos gravei o meu 1º CD, através da Lei Rouanet, e que acabou sendo distribuído lá no Japão! Considero esse CD um marco na vida profissional tanto pela complexidade do trabalho e pela minha pouca idade quando o realizei, quanto pelo resultado técnico.
De lá pra cá passei por várias fases profissionais, a música passou a ser um hobbie, mas lembrar que gravei o CD “Valéria Andrade -Na Esquina” ainda me faz sorrir com alegria!

Categories: Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS