APAE Sete Lagoas: Campanha de conscientização para o atendimento prioritário e vagas de estacionamento

APAE Sete Lagoas: Campanha de conscientização para o atendimento prioritário e vagas de estacionamento

No dia 12 de dezembro, as famílias das pessoas com autismo se reuniram na APAE para receberem a doação de dois busdoor da empresa Turi. A iniciativa partiu do Grupo Consciência e Autismo, que é formado unicamente pelos familiares das pessoas com autismo na região de Sete Lagoas.

O objetivo desta campanha é esclarecer sobre seus direitos em relação à vaga de estacionamento exclusiva e atendimento prioritário em todos os estabelecimentos.

Nem todas as deficiências são visíveis, como é o caso do Transtorno do Espectro Autista e, por isso, muitas vezes as pessoas reagem negativamente quando presenciam a utilização da fila para atendimento preferencial ou o estacionamento em vaga exclusiva para deficientes.

No Brasil, estima-se uma população de 2 milhões de autistas, sendo 4 vezes mais meninos que meninas. E, após a Lei 12.764/12, o autista passa a ter legalmente todos os direitos conferidos às pessoas com deficiência em todas as leis.

Não se trata de privilégio: a Lei 13.146/2015 normatiza que as barreiras devem ser eliminadas a fim de que não impeçam ou dificultem a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Com a divulgação e conscientização de seus direitos, eles esperam fomentar o respeito à diversidade humana e garantir a acessibilidade.

Por Grupo Consciência e Autismo

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS