Quatro sinais que indicam a chegada da primeira menstruação

Além da puberdade, alterações corporais podem indicar o início do ciclo menstrual
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, pode acontecer entre os 9 e os 16 anos e marca o termino da infância e o começo da vida adulta das mulheres. Apesar de ser impossível saber a data exata que a menina vai menstruar, o corpo começa a dar alguns indícios de que a experiência virá em breve.

Abaixo, a marca de cuidados femininos Ladysoft, da CMPC Melhoramentos, indica quatro sinais que podem indicar a vinda da menstruação pela primeira vez. Confira:
Cólica – Dentre os sintomas que mais caracterizam o período menstrual está a cólica. Embora a maioria das meninas não sinta dor na primeira menstruação, muitas podem sentir dor abdominal, que pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça e dor nas pernas.
Aparecimento de acne – As espinhas podem ser um sinal de que a menstruação está chegando, pois no período pré-menstrual há maior produção de hormônios, que intensifica a produção das glândulas sebáceas.

Aumento dos seios e do quadril – O desenvolvimento dessas partes do copo são bons indícios de que a primeira menstruação se aproxima. Geralmente os seios e o quadril começam a crescer por volta dos 10/11 anos e, ao mesmo tempo, acontece também o surgimento de pelos na região íntima.
Corrimentos – Um sinal que deve ser acompanhado com cuidado é o corrimento, que pode ser esbranquiçado ou amarelado. Normalmente surge 6 meses antes de ocorrer a primeira menstruação. Apesar de comum, é necessário consultar um ginecologista desde a primeira menstruação, ou antes mesmo dela, para entender melhor como o corpo funciona nesse período o que se deve fazer.

Sobre Ladysoft
Pertencente ao grupo CMPC Melhoramentos, Ladysoft possui uma linha completa para Proteção Feminina. O portfólio é composto por Protetor diário e Absorventes (MaxProtect, MaxProtec sem abas, Cobertura Ultraseca, Noturno MaxProtect, Noturno Ultraseca). Além disso, a marca é líder de mercado no Chile e vice-líder no Uruguai.

Por Assessoria de Comunicação

Sobre o autor

COMENTÁRIOS