Outubro Rosa: Um mês para refletir sobre como temos nos cuidado

Outubro Rosa: Um mês para refletir sobre como temos nos cuidado

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama.

Outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre a doença. Mas o que isso quer dizer?Conscientização e prevenção querem dizer: cuidado.

É fazer os exames preventivos, visitar o seu médico regularmente, fazer o autoexame (onde você toca as mamas à procura de algum nódulo) e fazer a mamografia, exame de extrema importância, que identifica lesões benignas ou malignas.

Recomenda-se que o exame seja realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos. Para as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, é indicado que o exame seja realizado anualmente a partir dos 30 anos de idade.

É verdade que alguns fatores de risco como histórico familiar e genética, não podem ser alterados. Porém, os exames evitam que você descubra o câncer tarde demais. E quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, as chances de tratamento e cura são grandes.

Podemos também usar o apelo de conscientização e cuidado da campanha para avaliar o nosso estilo de vida, afinal, se você se alimenta corretamente, se cuida, faz exercício físicos, você pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, bem como diabetes, doença cardíaca e derrame. E aí, você tem se cuidado?

Sobre o autor

COMENTÁRIOS