Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 22 de junho

Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 22 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada, pelo Ministério da Saúde, até o dia 22 de junho.

O objetivo é alcançar a meta de 90% do público alvo, que inclui crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), idosos, profissionais da saúde e professores das redes pública e particular. Em Sete Lagoas, de acordo com a última parcial do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a meta global já foi alcançada. No entanto, os 90% preconizados pelo Ministério da Saúde ainda não foram atingidos entre crianças e gestantes. Até o dia 7 de junho, 39.146 doses da vacina já foram aplicadas na cidade. A partir da próxima segunda-feira, 18, a vacinação poderá ser estendida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

REAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

Após a imunização, a vacina contra a gripe pode causar algumas reações comuns, como dor, edema e calor no local da aplicação que costumam durar até três dias, febre e dor no corpo, além de reações parecidas com resfriado como coriza, rouquidão e tosse. Segundo Guilherme Abreu Menezes, referência técnica de imunização, a vacina não causa gripe, uma vez que ela é produzida com o vírus morto.

As contraindicações da vacina são para pessoas que possuem reação alérgica grave ao ovo de galinha, reação alérgica a algum componente da vacina (cloreto de sódio; cloreto de potássio; fosfato de potássio monobásico; fosfato de sódio dibásico di-hidratado; cloreto de magnésio hexa-hidratado; cloreto de cálcio di-hidratado e água para injetáveis). Também é contraindicado para pessoas com febre por motivo desconhecido, que mesmas devem esperar a melhora para se vacinar.

CASOS DE GRIPE EM MINAS GERAIS

No Brasil, há três vírus principais da gripe em circulação: o influenza A/H1N1, o influenza A/H3N2 e uma variante do influenza B. Até o momento, Minas Gerais registrou  105 casos de influenza e 23 óbitos. Por esse motivo é importante reforçar que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra esses três principais vírus. Em Sete Lagoas, nenhum caso da doença foi registrado até o momento.

Por Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS