Veja como a Reforma da Previdência muda a sua vida

Veja como a Reforma da Previdência muda a sua vida

Da Redação

O alerta é do professor Guilherme Santos Melo, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON-UNICAMP): a reforma previdenciária proposta pelo presidente Jair Bolsonaro é prejudicial aos trabalhadores, à população mais pobre e aos servidores públicos civis.

Em artigo publicado na revista CartaCapital – “A cruel demolição da Previdência Social” – Santos Melo afirma que “seu objetivo não é melhorar o regime atualmente existente, como aconteceria em uma reforma, mas demolir as bases do atual sistema de seguridade social, substituindo-o por um sistema de capitalização privado”, analisa.

Veja agora o que poderá acontecer com sua vida caso a Reforma da Previdência seja aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senador Federal.

1. Para ter direito à aposentadoria integral, é obrigatório contribuir durante 40 anos à Previdência

2. Quatro anos atrás, 60% dos aposentados por idade não conseguiram comprovar 20 anos de contribuição. Ou seja, a maioria dos brasileiros se aposenta com 65 anos conseguindo comprovar, com grande esforço, 15 anos de contribuição para a Previdência. No atual projeto de Bolsonaro, esses milhões de brasileiros, em sua maioria composta de trabalhadores de baixa remuneração, estariam sem receber aposentadoria, transformando-os e a suas famílias em pobres.

3.  Os trabalhadores que conseguirem, em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, informal e com menos bons empregos, comprovar 20 anos de contribuição, receberão apenas 60% da média de seus salários.

4. Caso um trabalhador se aposente com contribuições que lhe dariam direito a receber um benefício no valor de 2 mil reais, na proposta de Bolsonaro ele receberá apenas 60% desse valor.

5. A reforma de Bolsonaro praticamente inviabiliza a aposentadoria do trabalhador pobre do campo, exigindo a comprovação de 20 anos de contribuição com um valor mínimo de 600 reais.

6. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) que hoje paga um salário mínimo, somente será pago neste valor a quem tenha 70 anos de idade. Se a reforma for aprovada, o BPC diminuirá para R$ 400,00 para quem tem a partir de 60 anos de idade e sem reajuste vinculado à inflação.

7. Para as pessoas de classes sociais mais altas, a Reforma da Previdência garante o direito de não contribuir para a Previdência Social. Pode optar pela Previdência Privada que será administrada pelos grandes bancos.

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS