Adaptação de texto de Bertolt Brecht reflete sobre luta de classes na Temporada de Teatro

Adaptação de texto de Bertolt Brecht reflete sobre luta de classes na Temporada de Teatro

Com sucesso de público e crítica, a 5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas não pára e, neste sábado, dia 2 de junho, apresenta o espetáculo “A Santa do Capital”, uma uma livre adaptação do texto “A Santa Joana dos Matadouros”, de Bertolt Brecht, no anfiteatro do Casarão Nhô Quin Drummond (Praça Tiradentes, Centro), às 20h, com entrada franca. A realização é da Preqaria Cia de Teatro, com apresentação do Circuito Cultural Cimentos Nacional por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e correalização da Prefeitura. Apoios de Panificadora Galdino, Churrascaria Três Marias, Unifemm, Faculdades Santo Agostinho, Hotel Real e Hotel Atlas.

“Na peça as cenas, que revelam a rua, buscam a investigação dos mascaramentos e totens humanos, metamorfoseados, transfigurados nos elementos da carne, da fome, da fé, do Capital. Aquele que se sobrepuja à realidade dos miseráveis. Aquele que permite-nos pensar o papel da Santa em meio ao caos da especulação financeira de todos os tempos. Quantas vozes dialéticas possíveis esta Santa dos Flagelados pode ressaltar? Qual Santa nos alimenta o estômago? A serviço de quem ela propaga sua, nossa voz?”, questiona o diretor Lenine Martins, da Cóccix Companhia Teatral, de Belo Horizonte.

Bertolt Brecht

Mesmo após 62 anos da morte do dramaturgo Bertolt Brecht, os textos do alemão que revolucionou o teatro contemporâneo continuam atuais, especialmente se observados sob o ponto de vista social, político e econômico. É por isso que a Companhia Cóccix Teatral, atuante desde 2006, escolheu a aclamada obra do dramaturgo “A Santa Joana dos Matadouros” como fonte de inspiração do espetáculo. Além da livre adaptação do texto do alemão, o roteiro foi criado com base no contexto político contemporâneo do Brasil e do mundo. O trabalho utiliza de linguagens teatrais diversas, tais como as narrativas épica e dramática, performance, ocupação do espaço público privado, mascaramentos corporais e trilha sonora ao vivo por meio de objetos sonoros.

Ficha Técnica:

Direção: Lenine Martins

Dramaturgia: Rogério Coelho

Elenco: Sinara Teles, Jessé Duarte, Marcelo Aléssio, Rafael Bottaro e Rogério Gomes

Estudo da conjuntura política: Júlia Pereira

Direção Musical: Sérgio Andrade

Workshop Sonoro: Diego Poça

Cenário e Figurino: Marney Heittman

Artista Plástica: Fernanda Melo

Produção executiva: Rogério Gomes e Sinara Teles

Assistente de Produção: Vânia Silvério

Contrarregragem: Davi Cesário, Michelle Sá e Samata Teles

Iluminação: José Reis

Realização: Cóccix Companhia Teatral

SERVIÇO:

5ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas – A Santa do Capital

Classificação: 14 anos | Duração 90 minutos

2 de junho, 20h

Anfiteatro do Casarão Nhô Quin Drummond (Praça Tiradentes)

Entrada franca com senhas distribuídas uma hora antes.

Informações: (31) 98894-4243

 

Vídeos:

Por Marcelo Sander

Sobre o autor

COMENTÁRIOS